PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 3 de junho de 2022

Questão de História - UFC 2005 - A história do Brasil nas primeiras décadas do século XX foi marcada por vários movimentos sociais de base popular, entre eles a Revolta da Chibata

UFC 2005 - A história do Brasil nas primeiras décadas do século XX foi marcada por vários movimentos sociais de base popular, entre eles a Revolta da Chibata, ocorrida no Rio de Janeiro em 1910, um levante dos marujos dos encouraçados Minas Gerais e São Paulo. Sobre esse movimento, assinale a alternativa correta. 
A) Os revoltosos foram presos e, na prisão, organizaram uma nova rebelião, sendo massacrados pelo Exército e pela Marinha. 
B) O movimento teve uma forte influência anarcossindicalista, propugnando o fim das arbitrariedades a que eram submetidos os marujos. 
C) O Governo Federal acatou as reivindicações apresentadas pelo movimento, e os revoltosos foram anistiados, concluindo-se assim o levante. 
D) As causas deste movimento foram os castigos corporais sofridos pelos marinheiros e o sistema de promoções com que eram beneficiados os mestiços. 
E) O marinheiro negro João Cândido foi considerado o único culpado pelo movimento, tendo sido julgado e condenado à morte, como castigo exemplar.

RESPOSTA:
Letra A.

As razões da Revolta da Chibata foram: a má alimentação oferecida, os castigos corporais e o sistema de promoções, através do qual eram beneficiados os marinheiros brancos em detrimento dos negros e mulatos. Os amotinados propugnavam o fim destes maus-tratos e das promoções diferenciadas. O Governo Federal, que a princípio propôs acatar as reivindicações dos marujos, fez o contrário, reprimiu-os colocando-os no presídio onde organizaram uma nova rebelião sendo massacrados pelo Exército e pela Marinha. Este movimento não tinha nenhum caráter sindicalista e não teve influência do anarcossindicalismo. O marinheiro negro João Cândido foi o principal líder do movimento e foi condenado à prisão na Ilha das Cobras, junto com muitos outros marinheiros. Ali muitos morreram, mas ele sobreviveu. Houve na repressão ao levante várias execuções, mas ninguém foi formalmente condenado à morte, pois esta condenação tinha sido extinta no Brasil com a Constituição de 1891.

Nenhum comentário: