UECE 2007/1 - “...pois, tenho de confessar que cada vez mais me convenço de que apenas paixão mútua e amizade podem fazer um casamento feliz, e nós, pobres princesas, somos tais quais dados, que se jogam e cuja sorte ou azar depende do resultado...”
Fonte: KAN, Katina e LIMA, Patrícia de Souza in Dona Leopoldina: Cartas de uma Imperatriz. São Paulo: Editora Estação da Liberdade, 2006. p 389.
O fragmento acima pertence à correspondência trocada entre a Imperatriz Leopoldina e sua irmã Maria Luísa às vésperas de sua morte. Tal fragmento revela:
I – A atitude submissa da Imperatriz em relação ao próprio destino, por entender que o casamento de príncipes e princesas eram, prioritariamente, negócios de estado.
II – Que Reis e Imperadores levavam em conta a paixão e amizade ao efetuarem o casamento de suas filhas e filhos, preocupados, inicialmente, com a felicidade e a harmonia conjugal.
III – Que os casamentos arranjados faziam parte da lógica política e dos acordos costurados entre as várias nações e que um casamento feliz dependia da sorte, como num jogo.
São corretas
A) apenas I e II
B) apenas II e III
C) apenas I e III
D) I, II e III
RESPOSTA:
Letra C.
Nenhum comentário:
Postar um comentário