UEAP 2010 - “Foi durante a gestão de Ernesto Geisel que se iniciou o processo de abertura política, num estilo que o general definiu como “lento, gradual e seguro”. Na prática a liberalização do regime, chamada de distensão, trilhou um caminho tortuoso, marcado por avanços e retrocessos.”
(MOTA, M. B.; BRAICK, P. R. História: das cavernas ao terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 2002, p. 529).
Considerando o contexto traçado no fragmento, marque a alternativa que aponta avanço e retrocesso, respectivamente, nesse período.
a) No governo Geisel um dos avanços ficou evidenciado nas eleições parlamentares que deram ampla vitória às forças de oposição. Momento em que o MDB quase dobrou sua representação. Contudo, o lançamento do “Pacote de Abril” que, dentre outras medidas, confirmou a eleição indireta para governadores é considerado um retrocesso neste período.
b) No governo Geisel houve diversas entidades que promoveram debates com participação expressiva da população, mas também ocorreu a extinção de todos os partidos com autorização de apenas duas legendas: ARENA e MDB.
c) Ao assumir o governo, Geisel extinguiu o Ato Institucional número 5, mas continuou a reprimir duramente a guerrilha tanto urbana como a que ocorreu no Araguaia.
d) Entre outras medidas, Geisel admitiu, logo no início de seu governo a volta dos partidos que estavam na clandestinidade, a exemplo do PCB. Porém, ainda em seu governo, os serviços de informação e segurança continuavam atuantes, principalmente para aqueles considerados subversivos.
e) Em seu mandato, Geisel, considerando a abertura política, promoveu o afastamento de militares identificados com a tortura e com a corrupção. Contudo, seu governo foi o responsável pelo maior número de desaparecidos, mortos e torturados, entre eles o ex-militar Lamarca.
RESPOSTA:
Letra A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário