(PUC-RJ 2015) Em pronunciamento ao Congresso Americano, em 12 de março de 1947, o Presidente Harry Truman afirmou: “a política deve apoiar povos livres que estão resistindo à tentativa de submissão a minorias armadas ou a pressões externas (...) devemos ajudar os povos livres a buscar eles mesmos seus próprios destinos”. Esse discurso é considerado o fundador da chamada Doutrina Truman.
Em 5 de junho do mesmo ano, o Secretário de Estado americano, George Marshall, em discurso na Universidade de Harvard, apresentando o Plano Marshall disse: “É lógico que os Estados Unidos façam o possível para ajudar a recuperação da saúde econômica do mundo, sem a qual não pode haver estabilidade política nem paz assegurada. Nossa política não se dirige contra nenhum país, mas contra a fome, a pobreza, o desespero e o caos. Qualquer governo que esteja desejando se recuperar encontrará total cooperação por parte dos Estados Unidos da América”. Essas citações são indicadores das preocupações da política externa dos EUA após a Segunda Grande Guerra. A partir dessas informações:
a) Explique a relação ente a Doutrina Truman e o Plano Marshall do ponto de vista da política externa dos Estados Unidos no pós-guerra.
b) Cite uma ação do Plano Marshall para o processo de reconstrução da Europa após a Segunda Grande Guerra.
RESPOSTA:
a) A Doutrina Truman foi adotada
para conter a expansão do socialismo. O Plano Marshall foi um
plano de ajuda econômica à
Europa para garantir estabilidade
da economia mundial; ele foi utilizado também como forma de
conter a expansão do socialismo
e ampliar a influência estadunidense no continente.
b) Podem ser citados: ajuda financeira e remessas de alimentos, máquinas e equipamentos
à Europa. Essas ações foram
essenciais para recuperar e estabilizar a economia e a infraestrutura do continente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário