Leia este trecho, de um discurso de Bernardo Pereira de Vasconcelos, um dos mais influentes líderes políticos do Império: Fui liberal, então a liberdade era nova no país, estava nas aspirações de todos mas não nas leis, não nas ideias práticas; o poder era tudo; fui liberal. Hoje, porém, é diverso o aspecto da sociedade: os princípios democráticos tudo ganharam e muito comprometeram; a sociedade que, até então, corria risco pelo poder, corre agora risco pela desorganização e pela anarquia. Como então quis, quero hoje servi-la, quero salvá-la e por isso sou regressista. Não sou trânsfuga, não abandono a causa que defendi no dia do seu perigo, de sua fraqueza: deixo-a no dia que tão seguro é o seu triunfo, que até o excesso a compromete.
1. INDIQUE o grupo político cujas idéias estão expressas nesse discurso.
2. Durante a maior parte do II Reinado, dois partidos disputaram o poder, sucedendo-se no governo do Brasil. ANALISE as propostas desses dois grupos, fazendo um contraste entre suas ideias e projetos políticos para o País.
RESPOSTA:
1. Conservadores – partido regressista.
2. O Partido Liberal propunha o federalismo, promovendo a descentralização política e maior autonomia para as províncias. Por sua vez, o Partido Conservador defendia o unitarismo, a centralização política. Devemos ainda nos lembrar que, em essência, os dois partidos não apresentavam divergências enormes, uma vez que ambos eram formados pela elite latifundiária e escravocrata.
Nenhum comentário:
Postar um comentário