PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 6 de julho de 2022

Questão de História - UFMG 2005 - Leia este trecho, de um discurso de Bernardo Pereira de Vasconcelos, um dos mais influentes líderes políticos do Império

Leia este trecho, de um discurso de Bernardo Pereira de Vasconcelos, um dos mais influentes líderes políticos do Império: Fui liberal, então a liberdade era nova no país, estava nas aspirações de todos mas não nas leis, não nas ideias práticas; o poder era tudo; fui liberal. Hoje, porém, é diverso o aspecto da sociedade: os princípios democráticos tudo ganharam e muito comprometeram; a sociedade que, até então, corria risco pelo poder, corre agora risco pela desorganização e pela anarquia. Como então quis, quero hoje servi-la, quero salvá-la e por isso sou regressista. Não sou trânsfuga, não abandono a causa que defendi no dia do seu perigo, de sua fraqueza: deixo-a no dia que tão seguro é o seu triunfo, que até o excesso a compromete. 
1. INDIQUE o grupo político cujas idéias estão expressas nesse discurso. 
2. Durante a maior parte do II Reinado, dois partidos disputaram o poder, sucedendo-se no governo do Brasil. ANALISE as propostas desses dois grupos, fazendo um contraste entre suas ideias e projetos políticos para o País. 

RESPOSTA:
1. Conservadores – partido regressista. 
2. O Partido Liberal propunha o federalismo, promovendo a descentralização política e maior autonomia para as províncias. Por sua vez, o Partido Conservador defendia o unitarismo, a centralização política. Devemos ainda nos lembrar que, em essência, os dois partidos não apresentavam divergências enormes, uma vez que ambos eram formados pela elite latifundiária e escravocrata.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...