PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 6 de julho de 2022

Questão de História - UFMG 2005 - Leia este trecho de uma carta endereçada ao Cardeal de Carvajal, datada de 12 de março de 1455,

UFMG 2005 - Leia este trecho de uma carta endereçada ao Cardeal de Carvajal, datada de 12 de março de 1455, em que o autor conta o que observou em uma feira: Não vi nenhuma Bíblia completa, mas vi um certo número de livretes de cinco páginas de vários dos livros da Bíblia, com letras muito claras e dignas, sem quaisquer erros, que Vossa Eminência teria sido capaz de ler sem esforço e sem óculos. Várias testemunhas disseram-me que 158 exemplares foram completados, enquanto outros dizem que havia 180. Não estou certo da quantidade, mas da conclusão dos livros, se podemos crer nas pessoas, não tenho dúvidas. Citado por MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. p. 158.

1. INDIQUE a mudança técnica que possibilitou a circulação dos livretes, referidos nesse texto.
2. DISCUTA duas das implicações dessa mudança para a circulação das informações no mundo moderno.

RESPOSTA:
1. Invenção da Imprensa.

2. I – Favoreceu a divulgação de obras literárias. No período anterior, toda escrita passava pelo trabalho artesanal, rompendo o monopólio eclesiástico da cultura e conhecimento. II – A circulação de livretes acrescentava o nível e a velocidade de informação e por conseguinte aguçava o espírito crítico, favorecendo a difusão das ideias humanistas e reformistas. III – A redução do custo das obras, que anteriormente eram manuscritas, favoreceu um acesso literário a uma parcela maior da sociedade.

Nenhum comentário: