PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 29 de julho de 2022

Questão de Geografia - Albert Einstein 2020 - Ao traçarem as origens do conceito de desenvolvimento sustentável, vários autores enfatizam sua utilização

Albert Einstein 2020 - Ao traçarem as origens do conceito de desenvolvimento sustentável, vários autores enfatizam sua utilização, a partir de meados da década de 1980, associando-o a uma mudança de enfoque na definição da problemática ambiental, de visões eminentemente preservacionistas dos anos de 1960 e 1970 para uma visão que relaciona o crescimento econômico à preocupação ambiental. (Heloísa S. M. Costa. “Meio ambiente e desenvolvimento, um convite à leitura”. 
In: Cássio Eduardo V. Hissa (org.). Saberes ambientais, 2018.) 
Coerente ao novo enfoque sobre a problemática ambiental, o desenvolvimento sustentável 
a) dialoga com a transgenia dos recursos naturais, que vislumbra a possibilidade de preservação ambiental no desenvolvimento tecnológico. 
b) nega a possibilidade de a relação sociedade-natureza inaugurar novas formas de apropriação do meio ambiente, ampliando a reprodução do capital. 
c) legitima o desenvolvimento capitalista pautado na rápida e constante transformação de matérias-primas, aumentando a produtividade. 
d) destaca a preservação de ecossistemas diante do caráter predatório do sistema capitalista, de modo a salvaguardar a fauna e a flora integralmente. 
e) responde ao interesse de se manter a produção, a circulação e o consumo de bens sem comprometer os recursos para futuras gerações.

RESPOSTA:
Letra E.

Nenhum comentário: