PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 29 de julho de 2022

Questão de Geografia - PUC-Rio 2016 - Os habitantes originários da ilha viveram, na Austrália, sob a proteção da Lei da Flora e da Fauna até os anos de 1960

PUC-Rio 2016 - 
Os habitantes originários da ilha viveram, na Austrália, sob a proteção da Lei da Flora e da Fauna até os anos de 1960 e eram classificados como animais, e não como seres humanos. Hoje, eles correspondem a apenas 1% da população da ilha e são os mais pobres no contexto socioespacial australiano. Esses habitantes originários são os: 
(A) aborígenes. 
(B) ameríndios.
(C) índios. 
(D) melanésios. 
(E) silvícolas.

RESPOSTA:
Letra A.

Povos originais da maior ilha do continente, os Aborígenes eram cerca de 300 mil pessoas desde a chegada dos colonizadores no século XVIII. Por terem sido massacrados, expulsos de suas terras e considerados cidadãos de segunda classe, hoje eles correspondem a cerca de 1% da população australiana, sendo que a religião ocidental quis apagar os traços dos cultos animistas por eles professados. Atualmente, os governos da Austrália desenvolvem uma série de políticas compensatórias com o intuito de integrar os Aborígenes à sociedade oficial, criando leis antidiscriminação e implementando políticas de manutenção das tribos restantes de forma que sejam preservadas as tradições desse povo.

Nenhum comentário: