PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 29 de julho de 2022

Exercícios de Geografia sobre o estado do Ceará - com gabarito

Questão 01 - IMPARH 2021 - Assinale a alternativa CORRETA que cita o tipo de cobertura vegetal natural predominante em todo o território cearense. 
(A) Vegetação de tabuleiro. 
(B) Floresta tropical. 
(C) Cerrado. 
(D) Vegetação de Caatinga.

Questão 02 - IMPARH 2021 - O clima é fator determinante das condições ambientais possuindo influências diretas sobre o regime e disponibilidade de recursos hídricos superficiais e subterrâneos. Assinale a opção que cita o tipo de clima predominante no estado do Ceará. 
(A) Tropical Atlântico. 
(B) Semiárido. 
(C) Equatorial. 
(D) Tropical de Altitude.

Questão 03 - IMPARH 2021 - O estado do Ceará possui aproximadamente 573 km de litoral. Assinale a alternativa CORRETA que apenas consta municípios cearenses que possuem o litoral como parte de seu limite territorial. 
(A) Itarema, Barroquinha, Acaraú e Fortim. 
(B) Ocara, Pentecoste, Miraíma e Aracati. 
(C) Bela Cruz, Chaval, Trairi e Itaiçaba. 
(D) Palhano, Icapuí, Paracuru e Itapiúna.

Questão 04 - IMPARH 2021 - A principal região hidrográfica situada no estado do Ceará é a do rio Jaguaribe, ocupando aproximadamente 48% do território cearense. Entre os seus principais afluentes podemos citar: 
(A) Rio Acaraú e Rio Curú. 
(B) Rio Coreaú e Rio Banabuiú. 
(C) Rio Banabuiú e Rio Salgado. 
(D) Rio Salgado e Rio Acaraú.

Questão 05 - IMPARH 2021 - Assinale a opção CORRETA que cita três açudes situados no Estado do Ceará que encontram-se entre os 05(cinco) açudes cearenses com maior capacidade de armazenamento de água. 
(A) Acarape do Meio, Pacoti e General Sampaio. 
(B) Castanhão, Orós e Banabuiú. 
(C) Castanhão, Pacoti e Gavião. 
(D) Orós, Banabuiú e Gavião.

Questão 06 - Prefeitura de Fortaleza - CE  2016 - O Jaguaribe é o principal rio do estado do Ceará e sua bacia hidrográfica drena uma área de aproximadamente 48% do território cearense. Assinale a alternativa CORRETA relacionada ao rio Jaguaribe-CE. 
a) Suas nascentes encontram-se situadas na serra da Joaninha, no município de Tauá-CE, e sua foz no oceano Atlântico, na divisa dos municípios cearenses de Fortim e Aracati. 
b) Entre os principais açudes que têm suas barragens situadas no rio Jaguaribe, encontram-se o Orós, o Araras e o Acarape do Meio. 
c) Sua bacia hidrográfica abrange quase a metade do estado do Ceará e grande parte dos estados de Pernambuco, Piauí e uma pequena porção do Maranhão. 
d) Suas nascentes encontram-se situadas na serra do Machado, porção central do sertão cearense, e sua foz no oceano Atlântico, na divisa dos estados do Ceará e do Rio Grande do Norte.

Questão 07 - Prefeitura de Fortaleza - CE  2017 - O litoral do estado do Ceará possui uma extensão aproximada de 573 km e, ao longo dele, encontram-se situados 20 municípios. Assinale a alternativa em que todos os municípios listados possuem entre seus limites uma extensão da faixa de praia do litoral cearense. 
(A) Aracati, Camocim, Fortim e Itapipoca. 
(B) Amontada, Fortaleza, Santana do Acaraú e Uruoca. 
(C) Cascavel, Beberibe, Jijoca de Jericoacoara e Chorozinho. 
(D) Paracuru, Itarema, Icapuí, e Itapajé.

Questão 08 - IMPARH 2021 - O açude Castanhão é o maior reservatório d’água situado no território cearense e suas águas são utilizadas principalmente para o abastecimento público, agricultura irrigada e piscicultura. Assinale a alternativa CORRETA que cita a bacia hidrográfica em que fica situado o açude Castanhão. 
(A) Bacia do Acaraú. 
(B) Bacia do Curú. 
(C) Bacia do Coreaú. 
(D) Bacia do Médio Jaguaribe.

Questão 09 - UECE-CEV 2022 - Há alguns anos, o estado do Ceará vem enfrentando disputa territorial com um estado vizinho que reclama a posse de uma extensão de terra situada na área da Serra da Ibiapaba. Esse litígio envolve o Ceará e o estado do(a) 
A) Bahia. 
B) Piauí. 
C) Paraíba. 
D) Rio Grande do Norte.

Questão 10 - CETREDE 2019 - O clima semiárido apresenta altas temperaturas (entre 25 °C e acima de 28°C), resultando na baixa umidade do ar, além de longos períodos de estiagem, com chuvas escassas e mal distribuídas. Tipicamente cearenses, os elementos climáticos que mais motivam tais características são fatores 
a) marítimos e de altitude. 
b) de altitude e latitude. 
c) de relevo e altitude. 
d) marítimos e vegetacionais. 
e) de relevo e marítimos.

Questão 11 - CETREDE 2019 - Os relevos cearenses são relativamente baixos comparados aos demais brasileiros, não passando mais de 1.200m de altitude. Segundo dados do IPECE, o maior pico cearense e sua respectiva altitude é o(a) 
a) Pico da Serra Branca, com 650m. 
b) Pico da Uruburetama, com 789m. 
c) Pico da Serra Branca, com 1.154m. 
d) Pico Alto, com 1.112m. 
e) Chapada do Araripe, com 1.004m.

Questão 12 - Cefet-CE 2007 - Quanto à ocorrência do processo de desertificação no Estado do Ceará, é INCORRETO afirmar: 
a) Em relação às condições climáticas, merece destaque a distribuição irregular das precipitações durante o ano e as secas periódicas que ocorrem no Estado. 
b) Em relações aos fatores humanos, destacam-se as atividades agrárias, por meio de contínuos desmatamentos e queimadas. 
c) As práticas agrícolas sem técnicas de manejo e pastoreio excessivo contribuem para o agravamento do processo. 
d) O processo de desertificação não compromete a biodiversidade e a disponibilidade dos recursos hídricos da região. 
e) O custo para a recuperação das áreas desertificadas é elevado e, muitas vezes, irreversível.

GABARITO
01 - D
02 - B
03 - A
04 - C
05 - B
06 - A
07 - A
08 - D
09 - B
10 - E
11 - C
12 - D

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...