PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 29 de julho de 2022

Exercícios de Geografia sobre desenvolvimento sustentável - com gabarito

Questão 01 - CS-UFG 2018 - “Satisfazer as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades” é o cerne do conceito de 
(A) coletivização dos meios de produção. 
(B) desenvolvimento sustentável. 
(C) administração participativa. 
(D) liberalismo econômico.

Questão 02 - UFGD 2019 - O desenvolvimento sustentável é um dos temas mais discutidos no mundo. Pode ser entendido como o desenvolvimento que satisfaz as necessidades das gerações presentes sem comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras. 
Disponível em: 
https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/ questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/
Acesso em: 14 set. 2018. 
No que concerne ao desenvolvimento sustentável, assinale a alternativa correta. 
a) Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende do planejamento e do reconhecimento de que os recursos são infinitos. 
b) Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, no qual não se leva em consideração o meio ambiente. 
c) O desenvolvimento sustentável visa a proteger a diversidade biológica, sem levar em consideração o crescimento econômico. 
d) O desenvolvimento sustentável sugere que haja um aumento do uso de matérias-primas e a diminuição da reutilização e da reciclagem. 
e) O desenvolvimento sustentável depende de atitudes e planejamento de atividades que visem à diminuição do uso de recursos naturais, ao reconhecimento de que tais recursos são finitos e à promoção de medidas de reutilização e reciclagem de materiais.

Questão 03 - EsPCEx 2015 - “Foi no contexto da Primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, que nasceu a ideia do desenvolvimento [...] sustentável [...], isto é, de se adotar um modelo de desenvolvimento econômico voltado à exploração nacional dos recursos naturais, à preservação do meio ambiente ou ao equilíbrio ecológico e ao combate às disparidades sociais entre os seres humanos e entre as nações.” 
(ADAS, M. Panorama Geográfico do Brasil. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2004, p. 117). 
Apesar da importância da temática acima apresentada, observa-se, mundialmente, que a aplicabilidade do conceito de desenvolvimento sustentável tem sido muito difícil. Assinale a alternativa que explica a problemática apontada no texto acima. 
a) Os agentes econômicos, em escala planetária, travam uma acirrada competição, buscando obter menores custos de produção para assegurar seu domínio de mercado, o que, muitas vezes, é conflitante com as políticas ambientais de utilização dos recursos naturais. 
b) Do ponto de vista teórico, a ideia do desenvolvimento sustentável não encontra aceitação em nenhum país do mundo, tampouco seus princípios são aplicados pelos governos dos países desenvolvidos, pois estes argumentam que tal ideia é prejudicial ao desenvolvimento de suas economias. 
c) Nos diferentes países do mundo, não existe uma comunidade organizada no espaço local em torno das mais diversas questões ambientais que afetam a qualidade de vida de sua população. 
d) Por não existir um consenso entre a comunidade científica mundial acerca das verdadeiras causas do aquecimento global, as políticas relacionadas ao desenvolvimento sustentável têm sido fortemente contestadas pelo governo brasileiro. 
e) As discussões acerca do desenvolvimento sustentável só encontram respaldo no âmbito das ONGs, uma vez que nem governos, nem entidades civis, tampouco empresários, participam da elaboração de projetos relacionados a essa questão.

Questão 04 - Albert Einstein 2020 - Ao traçarem as origens do conceito de desenvolvimento sustentável, vários autores enfatizam sua utilização, a partir de meados da década de 1980, associando-o a uma mudança de enfoque na definição da problemática ambiental, de visões eminentemente preservacionistas dos anos de 1960 e 1970 para uma visão que relaciona o crescimento econômico à preocupação ambiental. (Heloísa S. M. Costa. “Meio ambiente e desenvolvimento, um convite à leitura”. 
In: Cássio Eduardo V. Hissa (org.). Saberes ambientais, 2018.) 
Coerente ao novo enfoque sobre a problemática ambiental, o desenvolvimento sustentável 
a) dialoga com a transgenia dos recursos naturais, que vislumbra a possibilidade de preservação ambiental no desenvolvimento tecnológico. 
b) nega a possibilidade de a relação sociedade-natureza inaugurar novas formas de apropriação do meio ambiente, ampliando a reprodução do capital. 
c) legitima o desenvolvimento capitalista pautado na rápida e constante transformação de matérias-primas, aumentando a produtividade. 
d) destaca a preservação de ecossistemas diante do caráter predatório do sistema capitalista, de modo a salvaguardar a fauna e a flora integralmente. 
e) responde ao interesse de se manter a produção, a circulação e o consumo de bens sem comprometer os recursos para futuras gerações.

Questão 05 - UNCISAL 2011 -  O conceito de Desenvolvimento Sustentável parte do princípio de que 
a) para sustentar o consumo da população mundial, a destruição do meio ambiente deveria ser contida nos países pobres. 
b) o atendimento às necessidades básicas das populações, no presente, não deve comprometer os padrões de vida das gerações futuras. 
c) o padrão básico de vida populacional tem esgotado os recursos naturais e a alternativa seria rever o modo de viver nas grandes cidades. 
d) o desenvolvimento industrial deve diminuir, adaptando um novo modo de vida às gerações atuais e otimizando o uso de produtos artesanais. 
e) a diminuição da retirada de recursos naturais renováveis e não renováveis buscam estabelecer novas formas de convívio com o meio agropecuário.

Questão 06 - UNIFOR 2015/1 - Desenvolvimento sustentável é um conceito sistêmico que se traduz num modelo de desenvolvimento global que incorpora os aspectos de desenvolvimento ambiental. Foi usado pela primeira vez em 1987, no Relatório Brundtland, um relatório elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada em 1983 pela Assembleia das Nações Unidas. Sobre desenvolvimento sustentável, assinale a alternativa correta. 
a) As Metas de Desenvolvimento do Milênio estão em desacordo com o conceito de desenvolvimento sustentável, tendo sido substituídas pela chamada Agenda 21. 
b) O desenvolvimento sustentável prioriza o crescimento contínuo da economia, em detrimento da adoção de políticas orientadas para a redução da poluição ambiental e da degradação do meio ambiente. 
c) O desenvolvimento sustentável implica que o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes da humanidade não pode comprometer a capacidade de atendimento das necessidades das gerações futuras. 
d) A geração de energia a partir de fontes não renováveis, tais como carvão mineral e gás de xisto, é compatível com o conceito de desenvolvimento sustentável. 
e) De acordo com o conceito de desenvolvimento sustentável, não é possível conciliar objetivos de crescimento econômico, de equidade social e de preservação ambiental.

Questão 07 - EsPCEx 2017 - “Desenvolvimento sustentável refere-se a um modelo de desenvolvimento econômico que busca conciliar o crescimento da economia com a conservação do meio ambiente, e, ao mesmo tempo, melhorar as condições de vida da população mundial, sobretudo da parcela mais pobre.” 
Terra, L.; Araújo, R. – Geografia: estudos de Geografia Geral e do Brasil. 3ª ed. São Paulo: Moderna, 2015, p. 411. 
Na perspectiva do desenvolvimento sustentável, a principal ameaça ao ambiente global é o (a) 
a) acelerado crescimento da população dos países mais pobres, elevando substancialmente o consumo dos recursos naturais e a emissão de gás de efeito estufa. 
b) distribuição desigual dos recursos naturais entre as diferentes regiões do globo, acarretando o uso espoliativo desses recursos, principalmente por parte das nações mais carentes. 
c) disseminação dos padrões de produção e consumo vigentes, sobretudo nos países mais ricos, os quais acarretam, por exemplo, elevado consumo de recursos naturais e grande poluição do ar e dos recursos hídricos. 
d) recusa dos países desenvolvidos e emergentes em realizar investimentos em matrizes energéticas renováveis em virtude da baixa relação custo-benefício para o desenvolvimento econômico e tecnológico de seus países. 
e) ausência de um consenso entre os membros da comunidade científica mundial, acerca das verdadeiras causas do aquecimento global, as quais oscilam entre causas naturais e causas relacionadas à ação humana no meio ambiente.

Questão 08 - UNINTA 2016/2 - “O desenvolvimento que procura satisfazer às necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem ás suas próprias necessidades. Ela implica possibilitar às pessoas, agora e no futuro, atingir um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais. Em resumo, é o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. Requer planejamento e o reconhecimento de que os recursos são finitos. Ele não deve ser confundido com crescimento econômico, pois este, em princípio, depende do consumo crescente de energia e recursos naturais. O desenvolvimento nestas bases é insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais dos quais a humanidade depende.” 
Texto adaptado: http://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental 
a) Crescimento neomalthusiano ambiental. 
b) Desenvolvimento sustentável. 
c) Eco desenvolvimento neoliberal. 
d) Desenvolvimento ambiental. 
e) Eco desenvolvimento darwinista.

Questão 09 - UNCISAL 2014 - O termo “desenvolvimento sustentável” surgiu a partir de estudos da Organização das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas, como uma resposta para a humanidade perante a crise social e ambiental pela qual o mundo passava a partir da segunda metade do século XX. 
BARBOSA, Gisele Silva. O desafio do desenvolvimento sustentável. Revista Visões 4ª Edição, Nº4, Volume 1 - Jan/Jun 2008. 
A definição mais difundida desse conceito defende que o desenvolvimento sustentável é aquele que 
a) permite a utilização dos recursos até o limite de sua capacidade de reposição na natureza. 
b) preserva os recursos naturais para que o homem possa usá-lo para o crescimento e não o destrua. 
c) atende às necessidades do presente sem comprometer às gerações futuras de atenderem suas próprias necessidades. 
d) dá à natureza a possibilidade de se desenvolver sem a interferência direta do homem. 
e) conserva a natureza para que ela atenda às necessidades atuais de crescimento econômico da humanidade.

Questão 10 - UNEMAT 2009/2 - A ideia de desenvolvimento sustentável tem sido cada vez mais discutida no âmbito das questões que se referem ao crescimento econômico. De acordo com esse conceito, considera-se que: 
a) o meio ambiente é fundamental para a vida humana e, portanto, deve ser intocável. 
b) os países subdesenvolvidos são os únicos que praticam essa ideia, pois, pela sua baixa industrialização, preservam melhor o meio ambiente do que os países ricos. 
c) dada a oposição entre desenvolvimento e proteção ao meio ambiente, é inevitável que os riscos ambientais sustentem o crescimento econômico dos povos. 
d) deve-se buscar uma forma de progresso socioeconômico, utilizando-se dos recursos disponíveis no ambiente, sem comprometê-lo. 
e) as riquezas acumuladas nos países ricos durante a expansão colonial devem hoje sustentar o crescimento econômico dos povos.

GABARITO
01 - B
02 - E
03 - A
04 - E
05 - B
06 - C
07 - C
08 - B
09 - C
10 - D

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...