PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 28 de julho de 2022

Questão de Geografia - Prefeitura de Fortaleza - CE 2016 - Os tabuleiros pré-litorâneos é uma das unidades geoambientais delimitadas no mapeamento da zona costeira do estado do Ceará

Prefeitura de Fortaleza - CE  2016 - Os tabuleiros pré-litorâneos é uma das unidades geoambientais delimitadas no mapeamento da zona costeira do estado do Ceará (SOUZA, 2003). Assinale a opção que apresenta as características ambientais predominantes no ambiente físico da referida unidade geoambiental. 
(SOUZA, M.J.N. Unidades Geoambientais. In: A zona costeira do Estado do Ceará: Diagnóstico para a Gestão Integrada. Fortaleza. AQUASIS:2003) 
a) Encontram-se constituídos predominantemente por sedimentos Quaternários da Formação Barreiras e seus solos predominantes são os argissolos profundos e moderadamente profundos. 
b) Superfície situada em terrenos do embasamento cristalino, pediplanada a parcialmente dissecada em largos interflúvios tabulares e separados por vales de fundos planos. 
c) Faixa praial com superfície arenosa de acumulação marinha e com ocorrência dos Neossolos Quartzarênicos, revestidos predominantemente pela vegetação de caatinga.
d) Entre suas principais características geológicas predominantes, encontram-se a presença de litotipos variados do complexo cristalino pré-cambriano e deformados por tectonismo.

RESPOSTA:
Letra A.

Nenhum comentário: