PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 30 de julho de 2022

Exercícios de História sobre o Município de Palhoça -SC - com gabarito

Questão 01 - IESES 2019 - Sobre os aspectos históricos do município de Palhoça é correto afirmar que: 
a) Desde sua fundação até 1882, Palhoça foi, sobretudo produtora de café, e de gado para sua população e da então Desterro, assim como ponto de passagem de tropas que demandavam da região serrana. 
b) O nome do município se originou das "casas" construídas de pau-a-pique, com cobertura de palha, denominada palhoça, na localidade de "Areas", região sul do atual bairro de Pedra Branca. 
c) No litoral e no extremo sul catarinense se localizavam os Ianomâmi e os Guajajara. Na Ilha de Santa Catarina e no litoral defronte a ela vivia o povo denominado Carijó, do grupo tupi-guarani, e mais para o interior, os Ticuna e os Macuxi. 
d) Palhoça hoje é um município turístico, com opções de lazer como praias, parques ecológicos, pousadas, morros e restaurantes; guarda ainda muita das tradições, costumes e arquitetura deixados pelos seus colonizadores, cuja formação étnica é composta basicamente por povos de origem portuguesa, açoriana, italiana e alemã.

Questão 02 - Prefeitura de Palhoça - SC 2016 - A primeira igreja de Palhoça foi construída em 1868, que mais tarde passou a se chamar: 
a) Nossa Senhora da Conceição. 
b) Nossa Senhora do Nascimento. 
c) Nossa Senhora da Boa Viagem. 
d) Nossa Senhora do Parto.

Questão 03 - Prefeitura de Palhoça - SC 2016 - Complete a frase: “Os primeiros colonizadores a chegarem em Palhoça foram os ___________, que estabeleceram-se na ______________________ e de lá espalharam-se pela redondeza.” 
a) Portugueses – Passa Vinte.
b) Portugueses – Enseada do Brito. 
c) Alemães – Pedra Branca. 
d) Italianos – Praia do Sonho.

Questão 04 - Prefeitura de Palhoça - SC 2016 - É um costume folclórico de Palhoça que consiste de um grupo de pessoas percorrer a cidade visitando as casas e colhendo ofertas para a festa. Uma senhora ou moça conduz a bandeira, presa a um mastro de dois metros, tendo a figura de uma pombinha bem na ponta da haste, com várias fitas coloridas pendentes: 
a) Bandeira do Divino. 
b) Pau-de-Fitas. 
c) Festa do Divina Espírito Santo. 
d) Boi de mamão.

Questão 05 - IESES 2019 - Sobre os aspectos históricos da Palhoça assinale a assertiva INCORRETA abaixo. 
a) Palhoça foi elevada à categoria de Cidade em 1919. 
b) Palhoça foi elevada à categoria de munícipio em 1894. 
c) Palhoça nunca pertenceu a Florianópolis. 
d) A primeira igreja de Palhoça foi construída em 1868.

Questão 06 - IESES 2021 - O município de Palhoça está localizado na região da Grande Florianópolis. Assinale a alternativa INCORRETA no que diz respeito ao referido município: 
a) Abriga o acesso à área aberta à visitação do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. 
b) Os costumes folclóricos mais praticados em Palhoça são: Bandeira do Divino, Festa do Divino Espírito Santo, Boi-de-mamão, Pau-de-fitas, Terno-de-reis e o Pão-por-Deus. 
c) Os primeiros colonizadores a chegarem à Palhoça foram os espanhóis, que se estabeleceram na Enseada de Brito e de lá espalharam-se pelas redondezas. 
d) Com forte potencial turístico, Palhoça é famosa principalmente entre os surfistas, por causa da praia da Guarda do Embaú.

Questão 07 - FEPESE 2015 - A fundação do núcleo habitacional que se tornaria a vibrante Palhoça dos nossos dias é associada à necessidade de comunicação e ao comércio entre duas outras cidades catarinenses. Assinale a alternativa que identifica estas cidades.
a) Lages e São Miguel Paulista
b) Florianópolis (Desterro) e São José da Terra Firme.
c) Florianópolis (Desterro) e Lages
d) São José da Terra Firme e Santo Antônio dos Anjos da Laguna
e) Santo Antônio dos Anjos da Laguna e Florianópolis (Desterro)

GABARITO
01 - D
02 - D
03 - B
04 - B
05 - C
06 - C
07 - C

Nenhum comentário: