PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 29 de julho de 2022

Exercícios de Geografia sobre o relevo do estado do Ceará - com gabarito

Questão 01 - IMPARH 2021 - Assinale a opção CORRETA que cita a Unidade de Paisagem que ocupa a maior extensão territorial no estado do Ceará. 
(A) Chapadas. 
(B) Serras. 
(C) Depressão sertaneja. 
(D) Faixa litorânea.

Questão 02 - Prefeitura de Fortaleza - CE  2016 - As áreas serranas no estado do Ceará encontram-se dispersas pela depressão sertaneja e possuem relevo dissecado em rochas do embasamento cristalino. Entre os ambientes serranos cearenses, destaca-se a serra de Baturité com altitudes superiores a 900 metros. Assinale a alternativa que cita o tipo de vegetação natural predominante na serra de Baturité (IBGE, 2004). 
(IBGE, Mapa de Vegetação do Brasil, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Brasília, 2004) 
a) Caatinga arbustivo/arbórea. 
b) Floresta Ombrófila. 
c) Cerrado. 
d) Floresta de Araucária.

Questão 03 - CETREDE 2021 - Quanto as estruturas geológicas do Ceará, a predominância é de 
a) Bacias Sedimentares. 
b) Escudos Cristalinos. 
c) Escudos Antigos. 
d) Dobramentos Modernos. 
e) Cratóns Modernos.

Questão 04 - Prefeitura de Fortaleza - CE  2017 - Os maciços residuais, situados no estado do Ceará, exibem diferenças do ponto de vista altimétrico e quanto à composição litológica, sendo constituídos por rochas do embasamento cristalino. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta alguns exemplos de maciços residuais cearenses. 
(A) Serra de Baturité, Serra da Meruoca e Serra de Uruburetama. 
(B) Serra da Ibiapaba, Chapada do Apodi e Serra da Meruoca. 
(C) Serra das Matas, Serra da Ibiapaba e Chapada do Araripe. 
(D) Serra de Baturité, Chapada do Apodi e Chapada do Araripe.

Questão 05 - Prefeitura de Fortaleza - CE  2017 - Entre as principais unidades de relevo situadas no estado do Ceará, encontram-se os planaltos sedimentares. Assinale a opção CORRETA que apresenta os três principais planaltos sedimentares situados no território cearense. 
(A) Serra de Baturité, Chapada da Ibiapaba e Chapada do Araripe. 
(B) Chapada do Araripe, Serra da Meruoca e Serra dos Pereiros. 
(C) Chapada da Ibiapaba, Chapada do Araripe e Chapada do Apodi. 
(D) Serra de Monsenhor Tabosa, Serra de Baturité e Chapada do Araripe.

Questão 06 - Prefeitura de Fortaleza - CE  2017 - O maciço de Baturité é um dos mais expressivos compartimentos do relevo cearense situando-se na porção norte-ocidental do estado do Ceará. Assinale a opção CORRETA que descreve as características ambientais do maciço de Baturité. 
(A) Área de grande importância biológica e em seu contexto ocorrem duas grandes unidades de cobertura vegetal: a mata úmida, que ocupa as altitudes mais altas, e a mata seca, a qual predomina nos setores situados abaixo dos 400 metros de altitude. 
(B) Nas feições situadas no maciço de Baturité, há predominantemente a ocorrência de grandes áreas planas e seu ponto mais alto não ultrapassa os 800 metros de altitude. 
(C) Nos setores mais altos do maciço de Baturité encontram-se situadas as sedes dos municípios de Pacoti, Guaramiranga, Mulungu, Caridade e Itapiúna. 
(D) O maciço de Baturité é formado por rochas sedimentares e nos seus setores mais altos predomina a vegetação de Caatinga e solos rasos.

GABARITO
01 - C
02 - B
03 - C
04 - A
05 - C
06 - A

Nenhum comentário: