PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 6 de julho de 2022

Questão de História - UFMG 2004 - A partir de 1624, os holandeses empreenderam incursões sistemáticas no território brasileiro

UFMG 2004 - A partir de 1624, os holandeses empreenderam incursões sistemáticas no território brasileiro com o objetivo de nele se estabelecerem, o que aconteceu até serem expulsos definitivamente em 1654. 
1. ANALISE o contexto europeu em que esse processo ocorreu. 
2. INDIQUE as duas capitanias brasileiras em que os holandeses procuraram se estabelecer. 
3. EXPLIQUE o papel de Maurício de Nassau na difusão de uma nova visão do Brasil na Europa.

RESPOSTA:
1. As Províncias Unidas, possessões espanhola, iniciam uma luta pela independência frente a Espanha, em fins do século XVI. Neste contexto, a crise sucessória portuguesa conduziu a dominação espanhola de Portugal (União Ibérica – 1580-1640).
As rivalidades políticas, econômicas e religiosas entre Espanha e Holanda determinam a proibição da Holanda de participar do comércio açucareiro de Portugal, erando a invasão holandesa no Nordeste açucareiro do Brasil.

2.
A) Bahia
B) Pernambuco

3. A política cultural de Nassau no Brasil contribuiu para uma ruptura relativa com a visão paradisíaca e selvagem do Brasil. A vinda de artistas e cientistas da Holanda - retratando as cenas do cotidiano, flora e fauna, através de uma iconografia e visão científica de uma realidade da América - possibilitou uma apresentação mais real do mundo colonial, diferente do imaginário europeu da época.

Nenhum comentário: