PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 6 de julho de 2022

Questão de História - UEMG 2022 - O golpe civil-militar de 1964 foi arquitetado e realizado por um conjunto de forças e interesses, composto por militares das Forças Armadas

UEMG 2022 - O golpe civil-militar de 1964 foi arquitetado e realizado por um conjunto de forças e interesses, composto por militares das Forças Armadas, empresários brasileiros, latifundiários (proprietários de grandes parcelas de terras) e por empresas estrangeiras instaladas no país, principalmente aquelas pertencentes ao setor automobilístico, além da Embaixada dos Estados Unidos. A deposição arbitrária de João Goulart (1961-1964) foi a expressão do início de uma ditadura que durou 21 anos sob o domínio do arbítrio e do terrorismo de Estado. O longo período da ditadura brasileira (1964-1985) foi caracterizado pelo endividamento externo; pela concentração de renda e pelo caráter repressivo. Caráter este marcado por sequestros de opositores; torturas; execução extrajudicial que, em muitos casos, era decorrência da própria tortura; ocultação de cadáver com o apoio de diversos elementos da sociedade civil (empresários e banqueiros) e dos núcleos do sistema repressivo. A partir do exposto, assinale a alternativa correta. 
a) O ano de 1964 representa um momento de fortalecimento da autonomia política e econômica do Brasil em relação aos Estados Unidos. 
b) O golpe de 1964 expressou a tomada do poder pelos militares. Os casos de tortura foram isolados e todos os torturadores foram devidamente punidos pela Lei de Segurança Nacional. 
c) O golpe de 1964 expressou a alternativa autoritária da burguesia brasileira associada aos interesses dos EUA. O objetivo central era deter as reformas de Base preconizadas pelo Presidente João Goulart (1961-1964) e impedir o crescente processo de mobilização popular. 
d) O ano de 1964 representa o início de um período de intervenção política dos militares interessados no fortalecimento das políticas de redistribuição de renda.

RESPOSTA:
Letra C.

Nenhum comentário: