PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 11 de junho de 2021

Questão PET - “O oriental é irracional, depravado, infantil

1 – “O oriental é irracional, depravado, infantil, ‘diferente’; o europeu é racional, virtuoso, maduro, ‘normal’.” SAID, Edward. Orientalismo: O Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras. 1990, p. 50. Orientalismo é um conceito utilizado para descrever, a partir de uma perspectiva eurocêntrica, a cultura oriental. Essa atitude produz uma interpretação distorcida da realidade, concebendo o Oriente como polo de misticismo, obscurantismo, barbarismo etc. Como consequência, esse tipo de interpretação errônea pode gerar e alimentar a ideia de que o Oriente é inferior ao Ocidente, devendo, por isso, ser corrigido – mesmo que à base da força. A partir dessa perspectiva podemos afirmar, exceto: 
a) Guerras contra o Oriente Médio e o Extremo Oriente podem ser declaradas com mais facilidade a partir de justificativas fundamentadas no Orientalismo. 
b) O fato de Patanjali ter fundado uma escola filosófica na Índia e, posteriormente, ter influenciado o pensamento grego (tipicamente ocidental), pode ter contribuído para o surgimento do Orientalismo. 
c) Acreditar que os povos do Oriente são incapazes de conceber reflexões filosóficas equivalentes ou superiores àquelas desenvolvidas no Ocidente se configura como um preconceito característico de uma visão eurocêntrica orientalista. 
d) Reduzir a identidade do mundo árabe ao fanatismo religioso é consequência de uma perspectiva orientalista ostensivamente difundida no Ocidente nos últimos séculos

Resposta: letra B.

Nenhum comentário: