PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 24 de junho de 2021

Questão PET - (Unesp 2011) Artigo 5.º — O comércio de mercadorias inglesas é proibido

1 - (Unesp 2011) Artigo 5.º — O comércio de mercadorias inglesas é proibido, e qualquer mercadoria pertencente à Inglaterra, ou proveniente de suas fábricas e de suas colônias é declarada boa presa. (...) Artigo 7.º — Nenhuma embarcação vinda diretamente da Inglaterra ou das colônias inglesas, ou lá tendo estado, desde a publicação do presente decreto, será recebida em porto algum. Artigo 8.º - Qualquer embarcação que, por meio de uma declaração, transgredir a disposição acima, será apresada e o navio e sua carga serão confiscados como se fossem propriedade inglesa. (Excerto do Bloqueio Continental, Napoleão Bonaparte. Citado por Kátia M. de Queirós Mattoso. Textos e documentos para o estudo da História Contemporânea (1789-1963), 1977. Esses artigos do Bloqueio Continental, decretado pelo Imperador da França em 1806, permitem notar a disposição francesa de 
a) Estimular a autonomia das colônias inglesas na América, que passariam a depender mais de seu comércio interno. 
b) Impedir a Inglaterra de negociar com a França uma nova legislação para o comércio na Europa e nas áreas coloniais. 
c) Provocar a transferência da Corte portuguesa para o Brasil, por meio da ocupação militar da Península Ibérica. 
d) Ampliar a ação de corsários ingleses no norte do Oceano Atlântico e ampliar a hegemonia francesa nos mares europeus. 
e) Debilitar economicamente a Inglaterra, então em processo de industrialização, limitando seu comércio com o restante da Europa.

Resposta: Letra E. 
Uma das principais manobras político-econômicas da Era Napoleônica foi o decreto do Bloqueio Continental à Inglaterra, que, à época, era a principal rival do império francês. Como a Inglaterra é uma ilha e a marinha napoleônica não conseguia fazer frente ao poderio das embarcações militares inglesas, a saída encontrada por Napoleão foi tentar prejudicar os britânicos pela via econômica.

Nenhum comentário: