PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 25 de junho de 2021

Questão PET - (Unicamp-2013) “Quando os portugueses começaram a povoar a terra

3 - (Unicamp-2013) “Quando os portugueses começaram a povoar a terra, havia muitos destes índios pela costa junto das Capitanias. Porque os índios se levantaram contra os portugueses, os governadores e capitães os destruíram pouco a pouco, e mataram muitos deles. Outros fugiram para o sertão, e assim ficou a costa despovoada de gentio ao longo das Capitanias. Junto delas ficaram alguns índios em aldeias que são de paz e amigos dos portugueses.” 
(Pero de Magalhães Gandavo, Tratado da Terra do Brasil, em http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/ganda1.html. Acessado em 20/08/2012.) 
Fonte:https://app.estuda.com/questoes/?id=43524 
Conforme o relato de Pero de Gandavo, escrito por volta de 1570, naquela época, 
a) as aldeias de paz eram aquelas em que a catequese jesuítica permitia o sincretismo religioso como forma de solucionar os conflitos entre indígenas e portugueses. 
b) a violência contra os indígenas foi exercida com o intuito de desocupar o litoral e facilitar a circulação do ouro entre as minas e os portos. 
c) a fuga dos indígenas para o interior era uma reação às perseguições feitas pelos portugueses e ocasionou o esvaziamento da costa. 
d) D) houve resistência dos indígenas à presença portuguesa de forma semelhante às descritas por Pero Vaz de Caminha, em 1500.

Resposta: De acordo com o documento do cronista Pero de Gandavo, os indígenas fugiam para o interior (sertão) como forma de resistência à presença portuguesa. Desde o início do período colonial, vários grupos se opuseram aos lusos, ocasionando diversos conflitos entre nativos e europeus. Fugir e se “interiorizar” dificultava a ação dos portugueses, na medida em que as matas eram locais desconhecidos e temidos, com caminhos fechados, animais ferozes e de difícil sobrevivência, seja pelo calor ou pela dificuldade de se encontrar alimentação. Interessante que o texto citado também mostra que, em muitos casos, algumas sociedades indígenas também estabeleciam sistemas de alianças com os portugueses.

Nenhum comentário: