PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 25 de junho de 2021

Questão PET - (Enem 2019 - Adaptado) A partir da segunda metade do século XVIII

1 - (Enem 2019 - Adaptado) A partir da segunda metade do século XVIII, o número de escravizados recém-chegados cresce no Rio e se estabiliza na Bahia. Nenhum lugar servia tão bem à recepção de escravizados quanto o Rio de Janeiro. FRANÇA, R. O tamanho real da escravidão. O Globo, 5 abr. 2015 (adaptado). Na matéria, o jornalista informa uma mudança na dinâmica do tráfico atlântico que está relacionada à seguinte atividade: 
a) Coleta de drogas do sertão. 
b) Extração de metais preciosos. 
c) Adoção da pecuária extensiva. 
d) Retirada de madeira do litoral. 
e) Exploração da lavoura de tabaco.

Resposta: Letra B.
A questão demonstra o auge da produção aurífera no Brasil que teve como consequência o aumento do deslocamento do tráfico de escravos africanos da Bahia para o Rio de Janeiro para suprir a imensa demanda das minas de ouro. Tal fato foi um fator preponderante para a mudança da capital, passando de Salvador para o Rio de Janeiro ,visto que latitudinalmente Rio e Minas estão na mesma altura,desta forma tornando uma forte rota de tráfico negreiro.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...