PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 25 de junho de 2021

Questão PET - Leia o trecho a seguir: “De onde vi outra ilha ao oriente

1 - Leia o trecho a seguir: “De onde vi outra ilha ao oriente, distante desta dezoito léguas, à qual logo pus o nome de a Espanhola e fui para lá, e segui a parte setentrional, assim como de Juana ao oriente, 188 grandes léguas por linha reta. Juana e todas as outras são fertilíssimas em grande grau, e esta ao extremo. Nela, há muitos portos na costa para o mar, sem comparação, que eu saiba, a outros entre os cristãos, e rios fartos, bons e grandes, que são maravilhosos. Suas terras são altas, e nela há muitas serras e montanhas altíssimas, incomparáveis às da ilha de Tenerife; todas belíssimas, de feições, e todas acessíveis, e cheias de altas árvores de mil espécies que parecem chegar ao céu; e ouvi dizer que jamais lhes caem as folhas, segundo pude entender, pois as vi tão verdes e belas como são em maio na Espanha, e estavam floridas, com frutos maduros, [...] Espanhola é maravilhosa; há serras, montanhas, várzeas, campinas, e terras belas e férteis para plantar e semear, para criar gados de todas as sortes, para edificação de vilas e povoados. Só se crê nos portos de mar daqui ao vê-los, e nos rios vários e grandes, e nas águas salubres, a maioria dos quais traz ouro. Há grandes diferenças nas árvores, frutos e ervas desta e as de Juana. Nesta, há muitas especiarias, e grandes minas de ouro e de outros metais”.
Disponível em: http://www.revistasamizdat.com/2009/10/carta-de-cristovao-colombo-anunciando-o.html. Acesso em: 25 mar. 2021.

a) Quais as primeiras impressões de Colombo sobre as novas terras recém-descobertas? 
b) Quais as riquezas elencadas pelo autor da carta eram até então desconhecidas pelos espanhóis?

Respostas: 
a) Cristóvão Colombo tem as melhores impressões possíveis, enfatizando as riquezas naturais ("rios fartos", "árvores de mil espécies", "frutos maduros") e a fertilidade dessas terras.
b) Na descrição de Colombo, além das riquezas naturais citadas acima, destaca-se a presença de portos marítimos e fluviais (rios), além do destaque para "grandes diferenças nas árvores, frutos e erva desta e as de Afana. Nesta, há muitas especiarias, e grandes minas de ouro de outros metais".

Nenhum comentário: