PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 25 de junho de 2021

Questão PET - (Enem 2010) Dali avistamos homens que andavam pela praia

1 - (Enem 2010) Dali avistamos homens que andavam pela praia, obra de sete ou oito. Eram pardos, todos nus. Nas mãos traziam arcos com suas setas. Não fazem o menor caso de encobrir ou de mostrar suas vergonhas; e nisso têm tanta inocência como em mostrar o rosto. Ambos traziam os beiços de baixo furados e metidos neles seus ossos brancos e verdadeiros. Os cabelos seus são corredios. 
CAMINHA, P. V. Carta. RIBEIRO, D. et al. Viagem pela história do Brasil: documentos. São Paulo: Companhia das Letras, 1997 (adaptado). 

O texto é parte da famosa Carta de Pero Vaz de Caminha, documento fundamental para a formação da identidade brasileira. Tratando da relação que, desde esse primeiro contato, se estabeleceu entre portugueses e indígenas, esse trecho da carta revela a 
a) preocupação em garantir a integridade do colonizador diante da resistência dos índios à ocupação da terra. 
b) postura etnocêntrica do europeu diante das características físicas e práticas culturais do indígena. 
c) orientação da política da Coroa Portuguesa quanto à utilização dos nativos como mão de obra para colonizar a nova terra. 
d) oposição de interesses entre portugueses e índios, que dificultava o trabalho catequético e exigia amplos recursos para a defesa da posse da nova terra. 
e) abundância da terra descoberta, o que possibilitou a sua incorporação aos interesses mercantis portugueses, por meio da exploração econômica dos índios.


Resposta: Letra B.
A Carta de Pero Vaz de Caminha ao rei D. Manuel, representa um gênero literário da época chamado de “literatura de viagens". Nesse sentido, apresenta um espírito observador, em que avalia as características físicas e práticas culturais indígenas a partir de padrões europeus. Essa postura etnocêntrica pode ser observada, por exemplo, no trecho em tom de crítica : “ Não fazem o menor caso de encobrir ou de mostrar suas vergonhas".

Nenhum comentário: