Leia o texto abaixo e responda às questões.
[...] A revolta húngara aconteceu logo após o XX Congresso do Partido Comunista da URSS. [...] Duas propostas do PC húngaro chamavam a atenção: a formação de um governo que representasse todas as tendências políticas do país e a retirada da Hungria do Pacto de Varsóvia. [...] Doze anos mais tarde, em 1968, acontecimentos mais ou menos semelhantes ocorreram na Tchecoslováquia.
[...] A terceira grande crise no Leste Europeu ocorreu no início dos anos 1980 e teve lugar na Polônia [...].
Essas três crises mostraram que, enquanto a URSS fosse forte, o modelo por ela imposto aos países do Leste Europeu permaneceria com poucas modificações. Mas começava a ficar claro que, se fracassos ocorressem no interior do sistema soviético, isso aceleraria o desgaste da doutrina socialista como elo unificador desses países.
OLIC, Nelson Bacic. A desintegração do Leste: URSS, Iugoslávia, Europa Oriental. São Paulo: Moderna, 1997. p. 15-18.
a) É possível estabelecer uma relação entre as três crises descritas no texto? Justifique.
b) Apenas a doutrina socialista era suficiente como “elo unificador”? Justifique.
Respostas:
a) Sim, pois os países citados no texto fazem parte da Europa Oriental e, no passado, pertenciam ao bloco socialista. A insatisfação em um país (Hungria) chamou a atenção da população de outros países que passavam por problemas semelhantes.
b) Não. De acordo com o texto, a URSS utilizava força militar para estabelecer a coesão entre os diferentes países, por meio do Pacto de Varsóvia, por exemplo.
LEIA TAMBÉM:
A sequência dessas questões: ATIVIDADE 01 - ATIVIDADE 02 - ATIVIDADE 03 - ATIVIDADE 04 - ATIVIDADE 05 - ATIVIDADE 06 - ATIVIDADE 07 - ATIVIDADE 08 - ATIVIDADE 09 - ATIVIDADE 10 - ATIVIDADE 11 - ATIVIDADE 12 -
Nenhum comentário:
Postar um comentário