PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 28 de junho de 2021

Questão de Geografia - Leia o texto abaixo e responda às questões.

Leia o texto abaixo e responda às questões.
[...] A revolta húngara aconteceu logo após o XX Congresso do Partido Comunista da URSS. [...] Duas propostas do PC húngaro chamavam a atenção: a formação de um governo que representasse todas as tendências políticas do país e a retirada da Hungria do Pacto de Varsóvia. [...] Doze anos mais tarde, em 1968, acontecimentos mais ou menos semelhantes ocorreram na Tchecoslováquia.

[...] A terceira grande crise no Leste Europeu ocorreu no início dos anos 1980 e teve lugar na Polônia [...].

Essas três crises mostraram que, enquanto a URSS fosse forte, o modelo por ela imposto aos países do Leste Europeu permaneceria com poucas modificações. Mas começava a ficar claro que, se fracassos ocorressem no interior do sistema soviético, isso aceleraria o desgaste da doutrina socialista como elo unificador desses países.

OLIC, Nelson Bacic. A desintegração do Leste: URSS, Iugoslávia, Europa Oriental. São Paulo: Moderna, 1997. p. 15-18. 

a) É possível estabelecer uma relação entre as três crises descritas no texto? Justifique. 
b) Apenas a doutrina socialista era suficiente como “elo unificador”? Justifique.

Respostas:
a) Sim, pois os países citados no texto fazem parte da Europa Oriental e, no passado, pertenciam ao bloco socialista. A insatisfação em um país (Hungria) chamou a atenção da população de outros países que passavam por problemas semelhantes. 
b) Não. De acordo com o texto, a URSS utilizava força militar para estabelecer a coesão entre os diferentes países, por meio do Pacto de Varsóvia, por exemplo.

LEIA TAMBÉM:

Nenhum comentário: