PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 28 de junho de 2021

Questão de Geografia - A respeito dos aspectos naturais e econômicos da Rússia, faça o que se pede

A respeito dos aspectos naturais e econômicos da Rússia, faça o que se pede
a) Aponte as principais características do relevo do país. 
b) Identifique o aspecto natural que marca a divisão do território russo entre a Europa e a Ásia. 
c) Identifique os principais recursos minerais. 
d) Escreva quais são os principais produtos agropecuários. 
e) Faça um pequeno texto sobre a industrialização russa.

Respostas: 
a) O relevo da Rússia apresenta altitudes predominantemente baixas, com até 500 m, destacando-se duas grandes planícies: a Russa, situada no noroeste, e a Siberiana, na porção centro-ocidental. A leste da planície Siberiana está localizado o planalto Central Siberiano, com altitudes modestas, em que há cadeias montanhosas antigas, com concentração de minerais, como ouro e diamante. Nos montes Urais, outra cadeia montanhosa antiga, também há importantes jazidas minerais, sobretudo de carvão. 

b) Os montes Urais. 

c) Minério de ferro, carvão, petróleo e gás natural. 

d) Agrícolas: trigo, centeio, beterraba açucareira, linho, algodão, girassol e cevada. Na pecuária: rebanhos bovino, ovino e suíno. 

e) A Rússia passou por um intenso processo de industrialização durante a Guerra Fria (1947-1989), priorizando as indústrias bélica, química, metalúrgica, petrolífera, naval, aeroespacial e de máquinas e equipamentos. Somente em meados da década de 1980, as indústrias de bens de consumo começaram a receber investimentos e passaram por um processo de modernização. A indústria russa está concentrada predominantemente na parte europeia do território, destacando-se as cidades de Moscou e São Petersburgo.

LEIA TAMBÉM:

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...