PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 25 de junho de 2021

Questão PET - (UFPE) O processo político de emancipação do Brasil

2 - (UFPE) O processo político de emancipação do Brasil desenvolveu-se dentro de condições bastante especiais, dentre as quais é correto assinalar: 
a) a presença de D. Pedro I, como regente do trono, estabelecia a possibilidade de uma separação entre Portugal e Brasil, sem, contudo, romper radicalmente com o regime monárquico. 
b) as primeiras notícias chegadas ao Brasil dos acontecimentos do Porto deflagraram, em todas as províncias brasileiras, movimentos de repúdio à revolução lusa, formando-se “Juntas Constitucionais”. 
c) a Revolução do Porto, fundamentada em ideias liberais, tinha entre seus objetivos a reforma constitucional portuguesa e a emancipação política das suas colônias, entre elas, o Brasil. 
d) nas Juntas Constitucionais formadas por brasileiros e portugueses, nas quais os brasileiros eram em maior número, havia a firme decisão de não se acatarem as resoluções tomadas pelas cortes em Lisboa, o que contrariava os interesses lusos. 
e) com relação ao Brasil, os revolucionários portugueses do Porto, mantinham a coerência com os postulados liberais, mostrando-se intransigentes defensores da emancipação política brasileira.

Resposta:
Letra A.
A presença de D. Pedro no Brasil, como Príncipe Regente, após o regresso de seu pai a Portugal, em abril de 1821, foi fundamental para que houvesse a gradual ruptura com a antiga metrópole. Entretanto, essa ruptura, ao contrário do que ocorreu em outras partes da América do Sul, não se realizou com a formação de um regime ou de regimes republicanos, mas com a fundação de outro império, o Império do Brasil, vinculado por linhagens de sangue ao Império Português.

Nenhum comentário: