PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 20 de junho de 2021

Questão PET - Releia o trecho da carta de Caminha e ANALISE quais os estranhamentos

3. Releia o trecho da carta de Caminha e ANALISE quais os estranhamentos entre os dois povos durante o encontro.

RESPOSTA:
O encontro gerou um estranhamento entre as duas partes. Um dos portugueses – Pero Vaz de Caminha – ficou responsável por relatar o que haviam encontrado. Escreveu uma carta com as seguintes informações: 

Eram pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas. Nas mãos traziam arcos com suas setas. Vinham todos rijos sobre o batel; e Nicolau Coelho lhes fez sinal que pousassem os arcos. E eles os pousaram. Ali não pôde deles haver fala, nem entendimento de proveito, por o mar quebrar na costa. [...] 

A feição deles é serem pardos, de maneira avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem-feitos. Andam nus, sem nenhuma cobertura. Nem estimam de cobrir ou de mostrar suas vergonhas; e nisso têm tanta inocência como em mostrar o rosto. Ambos traziam os beiços de baixo furados e metidos neles seus ossos brancos e verdadeiros, de comprimento duma mão travessa, da grossura dum fuso de algodão, agudos na ponta como um furador. [...] Águas são muitas; infindas. E de tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem das águas que tem. Porém o melhor fruto, que nela se pode fazer, me parece que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar. (CAMINHA, 1500)

Os indígenas também tiveram um estranhamento com os portugueses. Quando ofereceram vinho e mostraram uma galinha aos indígenas, eles ficaram espantados, pois não conheciam. As roupas dos portugueses também eram bastante diferentes para eles. 

O encontro inicial foi agradável para os portugueses, mas como não há registro escrito dos indígenas, não podemos dizer o mesmo do outro lado. O fato é que perceberam que a nova terra era rica em elementos naturais e que deveriam catequizar os índios como forma de “salvá-los”.

Nenhum comentário: