PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 28 de junho de 2021

Questão de Geografia - Leia o texto e faça o que se pede. A cidade de Brasília

Leia o texto e faça o que se pede. 
A cidade de Brasília registra um dos maiores índices de desigualdade econômica e social do Brasil. [...] 
A partir de um medidor inédito, chamado “desigualtômetro”, termo criado pela Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, o mapa mostra diferenças significativas no acesso a determinados bens e serviços entre os moradores da região central e das áreas periféricas no Distrito Federal. 
Na área da saúde, por exemplo, o mapa aponta que o “desigualtômetro” do Plano Piloto, região central de Brasília, chega a ser 19 vezes superior à região da Estrutural, favela periférica situada a aproximadamente 20 quilômetros do centro da cidade. 
[...] 
A mesma comparação apresentada na saúde foi feita nas áreas da cultura, educação, segurança pública, mobilidade urbana, saneamento básico e trabalho e renda. Em todas elas, a proporção de desigualdade se mantém, mas o indicador de renda é o que apresenta maior disparidade. A renda per capita no Plano Piloto é de R$ 5 569,46, enquanto que na Estrutural é de R$ 521,80 [...]. 
BRITO, Débora. Brasília ostenta altos níveis de desigualdade, diz pesquisa. Agência Brasil, 3 dez. 2016. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-12/pesquisa-confirma-que-brasilia-euma-das-cidades-mais-desiguais-do-pais. Acesso em: 23 ago. 2017. 

a) Qual é o principal problema relatado no texto? 
b) Aponte diferenças entre o Plano Piloto e o entorno.

Respostas:
a) A desigualdade social existente em Brasília. 
b) O Plano Piloto de Brasília foi projetado para abrigar os setores da administração pública, enquanto outras áreas, ocupadas sem planejamento, apresentam problemas típicos de outras periferias do Brasil, como falta de infraestrutura e desigualdade na renda da população.

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa resposta foi excelente 👏