PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 11 de junho de 2021

Questão PET - “A ciência prevê, e é porque prevê que pode ser útil

2 – “A ciência prevê, e é porque prevê que pode ser útil, e servir de regra de ação. Sei bem que suas previsões são muitas vezes desmentidas pelo evento; isso prova que a ciência é imperfeita e se acrescento que continuará sempre assim, estou certo de que esta é uma previsão que, pelo menos ela, jamais será desmentida. De qualquer modo, o cientista se engana com menos frequência do que um profeta que fizesse predições ao acaso. Por outro lado, o progresso é lento, mas contínuo, de modo que os cientistas, embora cada vez mais ousados, ficam cada vez menos decepcionados.” POINCARÉ, Henri. O valor da ciência. Rio de Janeiro: Contraponto, 1995, p. 140.


RESPOSTA: 
O ceticismo filosófico implica numa posição de constante dúvida e desconfiança quanto a validade de uma afirmação. De posse dessa dúvida, se pode filtrar opiniões do senso comum ou raciocínios rasos, e buscar respostas mais e melhor fundamentadas.

- A busca por um tratamento, remédio ou vacina contra a COVID-19 se mostrou importante desde 2019, tanto para pesquisadores quanto para empresas, políticos e outros grupos. - Há que se considerar, porém, que o método cientifico aplicado por pesquisadores na pesquisa de vacinas se propõe, por essência, como aquele mais objetivo, menos influenciado por crenças sobrenaturais e políticas. Assim, mesmo a ousadia, pode ser entendida como uma busca por diferentes respostas

Nenhum comentário: