PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 11 de junho de 2021

Questão PET - Para o filósofo francês Pierre Hadot uma característica distintiva da filosofia grega

2 – Para o filósofo francês Pierre Hadot uma característica distintiva da filosofia grega é o exercício espiritual, que, segundo ele, pode ser definido como “uma prática voluntária, pessoal, destinada a operar uma transformação do indivíduo, uma transformação de si.” (HADOT, Pierre. A filosofia como maneira de viver: Entrevistas de Jeannie Carlier e Arnold I. Davidson. São Paulo: É Realizações, 2016, p.115-116).
A partir do que estudamos essa semana podemos afirmar que o exercício espiritual, tal como definido acima, também constitui uma característica distintiva da filosofia do Yoga? Por que? Redija um breve texto justificando suas respostas a essas duas perguntas.

RESPOSTA:
- Diferente do que se imagina, o Yoga não é apenas uma prática de alongamento e exercício físico. Originário da Índia e com ligações com o hinduísmo, a prática do Yoga envolve 8 partes muito relacionadas a visões éticas e epistemologia. O autoconhecimento, autocontrole e ligação com o divino. - Valoriza-se uma vida de não agressão, autenticidade, honestidade, contentamento, sacrifício e entrega.

Nenhum comentário: