ENEM PPL 2018 - A rotação de culturas é um método que consiste na alternância de uma cultura de uma leguminosa com uma outra cultura de não leguminosa, por exemplo, a alternância de uma plantação de cana ou milho com uma de amendoim ou feijão, periodicamente. Assim, em uma safra planta-se uma não leguminosa e na entressafra uma leguminosa, deixando os restos das leguminosas nas áreas onde se pretende plantar outra cultura.
REZENDE, M. O. O. et al. Importância da compreensão dos ciclos biogeoquímicos para o desenvolvimento sustentável. São Carlos: Instituto de Química de São Carlos/USP, 2003 (adaptado).
A forma de manejo exemplificada desenvolve um modo de uso da terra que proporciona a
A) redução dos nutrientes no solo.
B) compactação das camadas superficiais.
C) fixação do nitrogênio pelas raízes dos vegetais.
D) intensificação da erosão pelo intemperismo físico.
E) concentração de sais por mecanismo de irrigação.
Resposta: Letra C.
Como citado no texto da questão, a rotação de culturas é uma técnica agrícola que leva em consideração a importância dos ciclos bioquímicos e geográficos que, dessa forma, visa a minimizar a exaustão e desgaste do solo, em diversos aspectos. Isso se da devido à troca de culturas a cada novo plantio, de forma que as necessidades de adubação sejam diferentes a cada ciclo. Logo, proporciona a maior conservação do solo e maior fixação de nitrogênio pelas raízes das plantas. Assim, alternativa correta letra C.
LEIA TAMBÉM:
Questões de Geografia / ENEM PPL 2018 - Questão 47 - Questão 51 - Questão 53 - Questão 54 - Questão 55 - Questão 57 - Questão 59 - Questão 64 - Questão 65 - Questão 69 - Questão 72 - Questão 80 - Questão 86 - Questão 87 - Questão 88 - Questão 89 -
Nenhum comentário:
Postar um comentário