PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Questão 01 - UVA 2019.1 - Conhecimentos Específicos

Embora o homem receba influências do meio onde vive, ele é capaz de modificá-lo e adaptá-lo às suas necessidades. Esta afirmação está de acordo com a teoria: 
A. Possibilista. 
B. Determinista. 
C. Malthusiana. 
D. Mais-valia. 

Resposta: Letra A.
Comentário: A sistematização da Geografia teve início em meados do século XIX, com Humboldt e Ritter, dos quais derivando destes dois autores surgem as correntes de pensamento geográfico. A História das correntes do pensamento Geográfico é uma parte dos estudos da Geografia onde se examina os pensamentos e as correntes dos autores que contribuíram para a sistematização da Geografia como disciplina acadêmica no século XIX. Entre as primeiras correntes se destacam: Determinismo e Possibilismo, ambas se opõem. Em relação à afirmativa e ao conceito apresentado na questão temos a apresentação da corrente possibilista, visto que ela adota a ideia de que a natureza era considerada como fornecedora de possibilidades para que o homem a modificasse. Teve como precursor Paul Vidal de La Blache.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...