PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 1 de dezembro de 2019

Questão de Geografia - FUVEST 2020 - Um vídeo do astrônomo Carl Sagan em seu programa dos anos 1980, Cosmos

FUVEST 2020 - Um vídeo do astrônomo Carl Sagan em seu programa dos anos 1980, Cosmos, conta a história de Eratóstenes, demonstrando como os gregos antigos já haviam descoberto que a Terra é uma esfera (geoide). Para fazer isso, Eratóstenes observou a sombra de duas colunas no solstício de verão; uma coluna foi colocada em Alexandria e outra em Siena (atualmente Assuan), ambas no Egito. Ele notou que em Siena, ao meio dia, o Sol ficava em seu ponto mais alto e a coluna lá instalada projetava uma sombra com ângulo diferente daquela projetada em Alexandria. Sagan explica então que, se a Terra fosse plana, ambas as estruturas produziriam sombras iguais, mas como o planeta é esférico, o sombreamento varia. 
Disponível em https://revistagalileu.globo.com/. Adaptado. 2019.
A esfericidade do Planeta Terra demonstrada por Eratóstenes e relembrada por Carl Sagan explica, em conjunto com outros fatores, 
a) a ocorrência de dias mais longos e com maior insolação no Hemisfério em que está ocorrendo o inverno e de dias mais curtos e com menor insolação no Hemisfério em que está ocorrendo o verão. 
b) a ocorrência das estações do ano, sendo que, no Hemisfério Norte, há o solstício de verão em dezembro e, no Hemisfério Sul, o solstício de inverno em junho. 
c) a existência de zonas climáticas, em razão das variações de altitude que intensificam a radiação solar nos polos Norte e Sul. 
d) a ocorrência das estações do ano, que caracterizam o Equinócio de primavera no Hemisfério Sul em março e o Equinócio de outono no Hemisfério Norte em setembro. 
e) a existência de zonas climáticas, em função da maior intensidade da radiação solar na região equatorial quando comparada à incidência nos polos.

Resposta: Letra E.

Comentário: As zonas climáticas são determinadas pela incidência da luz solar sobre o planeta, um geoide, que tem no seu círculo máximo, Equador, uma incidência perpendicular que provoca maior aquecimento. Nas zonas temperadas, a incidência dos raios ocorre de maneira oblíqua, provocando menor aquecimento. Nas áreas polares, a incidência é apenas tangente, quase não aquecendo. As demais alternativas estão incorretas pelas seguintes razões: a) Os dias mais longos ocorrem no verão. b) Em dezembro, ocorre o solstício de inverno no Hemisfério Norte. c) As zonas climáticas são determinadas pela latitude e não pela altitude. d) Em março, temos equinócio de outono no Hemisfério Sul.

Nenhum comentário: