PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 21 de dezembro de 2019

Flora e Fauna do estado de Pernambuco

A vegetação e a vida animal de Pernambuco têm diferentes características em suas três regiões principais: a Zona da Mata, o Agreste e o Sertão.

Na Zona da Mata há resquícios da mata Atlântica. As árvores têm grande porte e há muita diversidade vegetal. A vida animal é rica. Tem onça-pintada, jaguatirica, bicho-preguiça, mico-leão-dourado e muitas espécies de aves e insetos. Grande parte delas está ameaçada de extinção.

Nas áreas costeiras, onde as águas dos rios se encontram com o mar, formam-se manguezais. Ali se destacam as orquídeas e bromélias, que vivem presas a outros vegetais. A fauna do manguezal é variada, composta de crustáceos, moluscos e peixes.

No Sertão predomina o bioma denominado Caatinga. A vegetação é bastante diversificada, com cactos, árvores baixas e arbustos que perdem as folhas nas estações secas. Alguns animais da Caatinga são os lagartos, as serpentes, o carcará, a capivara, o macaco-prego e o veado-catingueiro, ameaçado de extinção.

A área de transição entre a Zona da Mata e o Sertão é o Agreste. A vegetação tem características da floresta tropical e da Caatinga. Apesar de devastado, o Agreste ainda abriga uma fauna muito rica. Entre as aves destacam-se os curiós, as garças-vaqueiras e os pintassilgos. Entre os répteis, destaca-se o lagarto-das-rochas.

Fonte: Britannica Escola.

Nenhum comentário: