PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 21 de dezembro de 2019

Questão 27 - UNICAMP 2016 - 1ª fase

País da África Austral que se tornou independente em 1975 após séculos de colonialismo europeu. No período posterior à independência, a terra passou a ser propriedade do Estado, com predomínio de uso pela população camponesa e com forte participação das mulheres na produção agrícola familiar. De 1976-1992 vivenciou intensos conflitos produzidos pela guerra civil envolvendo dois dos principais grupos armados do país. O texto acima faz referência ao seguinte país: 
a) Congo.
b) África do Sul. 
c) Moçambique. 
d) Nigéria. 

Resposta: Letra C.
Comentário: As diversas colônias portuguesas da África só conse - guiram sua independência após o fim da ditadura salazarista em Portugal, o que ocorre apenas em 1974. Moçambique obtém sua independência e passa a ser governada pela FRELIMO, de orientação socialista (portanto, apoiado pala antiga URSS). Durante um longo período, o governo teve de enfrentar grupos contrários, de orientação capitalista, os quais, no contexto da Guerra Fria, tentaram substituí-lo. No início da década de 1990, a paz voltou a Moçambique, que, hoje em dia, tenta recuperar-se com os recursos advindos da exportação do commodities.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...