PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Greta Thunberg é escolhida a personalidade do ano pela Revista 'Time'

A ativista sueca Greta Thunberg, de 16 anos, foi escolhida a personalidade do ano pela revista "Time". O título é concedido anualmente a pessoas que, por diferentes razões, se destacaram pelas suas atividades. Greta, chamada na última terça-feira de "pirralha" pelo presidente Jair Bolsonaro, se tornou internacionalmente conhecida pelas mobilizações no seu país natal que inspiraram jovens de todo o mundo a cobrar ações concretas de governos contra as mudanças climáticas.

A "Time" destacou na capa da sua próxima edição, junto à nomeação da jovem de 16 anos, o "poder da juventude". Greta está em Madri, onde acompanha a COP-25. A jovem, na última sexta-feira, foi a principal estrela de uma manifestação de 500 mil pessoas pelas ruas da capital espanhola. Desde que chegou à conferência, fez duras críticas ao assassinato de indígenas ao redor do planeta, incluindo o Brasil, o que irritou Bolsonaro.
A fama de Greta começou a partir de protestos solitários que realizava diante do parlamento da Suécia, em Estocolmo, que levaram a greves escolares que se galvanizaram ao redor do globo. Como a própria "Time" destacou na justificativa pela escolha, o perfil da jovem se assemelha aos dos filhos de pais de "todos os cantos do mundo": uma adolescente "indignada com explosões repentinas de rebeldia".

No período de um ano, pontua a publicação americana, a mobilização da jovem em Estocolmo engatilhou um movimento jovem mundial e a levou para encontros com o secretário-geral das Nações Unidas e encontros com chefes de Estado e de governo e com o próprio Papa Francisco. As palavras de ordem originais, "Koklstrejk för Klimatet" ("greve escolar pelo clima", em português) ultrapassaram barreiras e inspiraram marchas e protestos nas ruas de cidades de mais de 150 países.

"Mudanças significativas raramente acontecem sem a força disseminada por indivíduos influentes, e, em 2019, a crise existencial vivida pela Terra encontrou esse pilar em Greta Thunberg", justificou a revista, citando os protestos "Sexta-feira pelo Futuro", que eclodiram na Europa; as marchas pelo clima que, em setembro, reuniram sete milhões de grevistas climáticos pelo mundo e o duro discurso feito pela jovem na Cúpula do Clima, nas Nações Unidas, conhecido pela frase "como se atrevem?", direcionada aos líderes mundiais.

Para a "TIME", Greta se transformou na "maior voz do maior desafio enfrentado pelo planeta, e o avatar de uma mudança geracional na cultura ainda mais ampla, refletida em todos os lugares, dos campi universitários de Hong Kong às câmaras do Congresso dos Estados Unidos". Citando a brasileira Isabella Prata, mãe de dois grevistas climáticos de São Paulo, "Greta é a imagem dessa geração".

Em Madri, a jovem sueca tem defendido incisivamente, junto de outras lideranças juvenis, que os países signatários do Acordo de Paris assumam suas responsabilidades diante das metas firmadas pelo tratado em 2015 a partir do próximo ano. Nesta manhã, na COP-25, Greta acusou chefes de Estado de não agirem na intensidade necessária para contornar a crise climática, já sentida por vários países do mundo.

No passado, ela também atraiu a irritação de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, durante a Cúpula do Clima organizada pela ONU na sede da entidade, em Nova York. Na ocasião, o presidente americano fez referências irônicas à adolescente.

"Ela parece uma menina muito feliz, olhando para um futuro brilhante e maravilhoso. Que lindo de ver!", escreveu Trump no Twitter, ao replicar um vídeo do discurso de Greta na Cúpula.

Em 2018, a "Time" indicou o jornalista saudita Jamal Khashoggi, opositor político do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman e assassinado no interior da embaixada da Arábia Saudita na Turquia em 2018, junto de um grupo de jornalistas pelo esforço na busca pela verdade, a despeito de um ambiente de violência contra repórteres e ameaças à liberdade de expressão. Na ocasião, o Brasil foi um dos países citados pela publicação como um ambiente hostil ao exercício do jornalismo.

Fonte: Jornal Extra.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...