PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Flora e Fauna do Japão

A Flora do Japão

A flora do Japão é marcada por uma grande variedade de espécies. Existem aproximadamente 4.500 espécies de plantas nativas no Japão (3.950 angiospermas, 40 gimnospermas e 500 tipos de samambaias). Cerca de 1.600 angiospermas e gimnospermas são naturais do Japão.
O grande número de plantas reflete a diversidade de clima que caracteriza o arquipélago japonês, que se estende por 3.500 quilômetros (2.175 milhas) de norte ao sul. O aspecto climático mais frequente é a grande variação de temperatura e as significativas precipitações, o que é propício para a sua rica e abundante flora. O clima também favorece o fato do Japão ser quase 70% coberto por florestas. As folhas mudam de cor de estação para estação.

As plantas estão distribuídas nas seguintes cinco zonas, todas se encontram na zona temperada do leste asiático: (1) zona subtropical, incluindo as ilhas Ryukyo e Ogasawara; (2) zona de temperatura mais quente com vegetação de folhas largas e perenes, que abrange a maior parte do sul de Honshu, Shikoku e Kyushu. As árvores características são o shii e o kashi, ambos são tipos de carvalhos; (3) zona de temperatura mais fria com vegetação de folhas largas e sazonais, que cobrem a região central e norte de Honshu e o sul de Hokkaido; a faia japonesa e outras variedades de árvores são encontradas aqui; (4) zona subalpina, que inclui a região central e o norte de Hokkaido. As plantas características são o sakhalan fir e o yesso spruce; (5) a zona alpina nas partes altas da região central de Honshu e Hokkaido, com plantas alpinas como as komakusa (dicenta peregrina).


A Fauna do Japão

Muitas espécies raras não encontradas nos países vizinhos podem ser vistas na fauna japonesa.

Assim como a vida vegetal é amplamente diversificada graças às diferentes condições climáticas do norte ao sul, assim as ilhas japonesas são habitadas por animais segundo as suas regiões: animais tropicais do sudeste asiático, animais chineses e da zona temperada coreana, e animais subárticos siberianos.

Peixes-coral tropicais coloridos e brilhantes, tartarugas, e cobras marinhas são encontrados no mar tropical das ilhas Ryukyu, que também é lar do boto e do golfinho negro. No mar ao norte de Honshu encontram-se leões-marinhos, focas e baleias. Animais típicos do ártico como as morsas às vezes visitam Hokkaido, o lado mais ao norte próximo do Mar de Okhotsk.

Gruas japonesas, Pântano Kushiro (Província de Hokkaido) Espécie protegida no Japão, essa grua rara pode ser encontrada apenas na Sibéria e em Hokkaido.
Na parte mais ao sul do Japão, as Ilhas Ryukyu são habitadas na maior parte por animais tropicais como a águia das serpentes, morcegos e lagartos.

Pelas ilhas continentais de Honshu, Shikoku e Kyushu, perambulam tanukis (cães-guaxinim), veados sika e patos-mandarim, que são de florestas estacionais deciduais, tanto da Coreia, como do norte da China. Das florestas coníferas siberianas, vêm o urso pardo, a perdiz-avelã e o lagarto comum.

A distribuição de animais não é contínua devido ao fato das ilhas japonesas terem se separado e se unido ao continente repetidas vezes, resultando em uma migração animal extremamente complexa. Além disso, os animais encontrados em um lugar específico do Japão não são os mesmos vistos em áreas semelhantes no continente; muitas dessas espécies são encontradas exclusivamente no Japão.

Entre as espécies endêmicas do Japão estão a ratazana japonesa, o macaco japonês, o faisão, a salamandra gigante japonesa e a libélula primitiva. Da mesma maneira, nas ilhas Ryukyu, que alguns estudiosos acreditam ter se separado do continente muito antes do resto do Japão, é possível se encontrar o pica-pau e o camundongo espinhoso. A Península Shimokita, ao norte de Honshu, é o habitat mais ao norte onde pode se encontrar símios no mundo.

Nas profundezas do mar, podem ser encontrados fósseis de caranguejos, tubarões e conchas. Eles convivem com outros animais marinhos como o caranguejo-aranha gigante (o maior crustáceo do mundo), a salamandra gigante (o maior anfíbio do mundo, que pode viver por quase 50 anos).

Salamandras, cigarras e libélulas habitam as ilhas em várias formas. Existem oito espécies de borboletas cauda de andorinha apenas no Japão.

Existem mais de 90.000 espécies de animais no Japão (novembro de 2011). Entretanto, muitos animais da fauna japonesa estão em extinção. Por exemplo, o íbis-de-crista (nipponia nippon) tornou-se extinto em 1997. Entre os animais em risco estão o gato-de-iriomote (mayailurus iriomotensis), a lontra japonesa (lutra nippon), o albatroz (diomedea albatrus) e a cegonha (ciconia ciconia boyciana).

Fonte: Embaixada do Japão no Brasil.

Nenhum comentário: