PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 21 de dezembro de 2019

Questão de Geografia - UNICAMP 2015 - Paisagem de uma metrópole brasileira

UNICAMP 2015 - Paisagem de uma metrópole brasileira

(Fonte: Tuca Vieira. Disponível em www.tucavieira.com.br. Acessado em 10/06/2014.) 

Considerando a imagem, assinale a alternativa correta. 
a) A organização do espaço geográfico nas metrópoles brasileiras caracteriza-se, na atualidade, pela tendência à homogeneização das formas de habitar, em função da existência de políticas urbanas e sociais exitosas. 
b) Os moradores do condomínio fechado e os moradores da favela compartilham áreas comuns de lazer, fato que expressa o enfraquecimento dos conflitos entre as diferentes classes sociais na metrópole. 
c) A concentração da riqueza permite a uma pequena parcela da sociedade viver em condomínios fechados de alto padrão, que, fortificados por aparatos de segurança, aprofundam a fragmentação do espaço urbano. 
d) A favela é um espaço monofuncional, exclusivamente residencial, desprovido de serviços urbanos básicos como energia elétrica, água, saneamento, limpeza e, portanto, equilibradamente coeso à malha urbana. 

Resposta: Letra C.
Comentário: A imagem colocada no enunciado da questão é uma fotografia tradicional presente em muitos livros didáticos de Geografia. Nela, é possível notar a grande segregação socioespacial presente em grandes centros urbanos como São Paulo. A foto mostra nitidamente a divisão da sociedade no espaço e as diferenças socioeconômicas existentes, ao destacar o grande contraste entre o condomínio de alto padrão, cercado por muros altos e com grande infraestrutura de lazer, e a favela do Morumbi, em que fica evidente o caráter periférico e desordenado da ocupação.

Nenhum comentário: