PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 21 de dezembro de 2019

Questão 44 - UNICAMP 2015 - 1ª fase

A gestão pública e empresarial mantém relações complexas, hierárquicas, de controle entre centros urbanos, propagando decisões, definindo relações e destinando investimentos. 
(Adaptado de Regiões de Influência das cidades – 2007. IBGE. Disponível em www.mma.gov.br/estrutura/PZEE_/arquiv os/regra_28.pdf.) 
Segundo o IBGE, os três principais centros de gestão empresarial que exercem acentuado comando sobre o conjunto do território brasileiro são, em ordem de importância, 
a) Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro. 
b) Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília. 
c) São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília. 
d) Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo.

Resposta: Letra C.
Comentário: Os principais centros de gestão empresarial, segundo o IBGE, em Regiões de Influência das Cidades (2007), são: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. As metró - poles do Sudeste, por conta de sediarem empresas que nas últimas décadas descentralizaram suas atividades, estabelecendo uma separação entre a gerência e as áreas produtivas, sobretudo no setor industrial. Brasília coloca-se como um dos principais centros decisórios por sediar inúmeros organismos da adminis tração pública federal que exercem direta influência sobre o planejamento e as diretrizes econômicas do País.

Nenhum comentário: