PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Questão 44 - FGV (1ª Fase) - O termo Oceania

O termo Oceania costuma ser usado para identificar as terras emersas localizadas entre os oceanos Índico e Pacífico. Sobre elas pode-se afirmar que: 
a) As ilhas da Polinésia, Melanésia e Micronésia são constituídas, predominantemente, por países que completaram sua independência política na década de 1950. 
b) A Polinésia tem sido a área mais utilizada pelos EUA para a realização de testes atômicos, como os da década de 1970, que destruíram o Atol de Mururoa. 
c) Um traço cultural comum na Oceania é a completa adaptação das comunidades nativas aos padrões europeus e norte-americanos estabelecidos com a ocupação colonial, a partir do século XVI. 
d) Austrália, Nova Zelândia e Papua-Nova Guiné são consideradas países independentes, apesar de terem como chefe de Estado a rainha Elisabeth lI, do Reino Unido, ou alguém indicado por ela. 
e) Em comparação aos outros continentes, a Oceania apresenta o maior número de possessões do tipo colonial, a exemplo do Havaí, Taiti e Tonga, controladas pelos Estados Unidos.

Resposta: Letra D.
Comentário: A Oceania, ou Novíssimo Continente, é constituída por uma porção continental, ocupada na sua totalidade pela Austrália, e por um vasto arquipélago subdividido em Polinésia, Melanésia e Micronésia, em que o Japão, a Indonésia, os Estados Unidos, a Nova Zelândia, a Austrália, além da França e do Reino Unido, têm inúmeras possessões. Os pequenos Estados soberanos, na sua maioria constituídos por pequenos arquipélagos, obtiveram independência após a Segunda Guerra Mundial. O Havaí é um Estado americano e a Polinésia Francesa, território Ultramar Francês, foi, em 1995, palco de testes nucleares. A Austrália, a Nova Zelândia e Papua-Nova Guiné, que se tornou independente da Austrália em 1976, são membros da Commonwealth – Comunidade Britânica das Nações, e, portanto, têm como chefe de Estado a Rainha Elisabeth II.


Nenhum comentário: