PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 19 de março de 2022

Questão de Geografia - ENEM PPL 2018 - Existe uma concorrência global, forçando redefinições constantes de produtos,

ENEM PPL 2018 - Existe uma concorrência global, forçando redefinições constantes de produtos, processos, mercados e insumos econômicos, inclusive capital e informação. CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2011. 
Nos últimos anos do século XX, o sistema industrial experimentou muitas modificações na forma de produzir, que implicaram transformações em diferentes campos da vida social e econômica. A redefinição produtiva e seu respectivo impacto territorial ocorrem no uso da 
a) técnica fordista, com treinamento em altas tecnologias e difusão do capital pelo território. 
b) linha de montagem, com capacitação da mão de obra em países centrais e aumento das discrepâncias regionais. 
c) robotização, com melhorias nas condições de trabalho e remuneração em empresas no Sudeste asiático. 
d) produção just in time, com territorialização das indústrias em países periféricos e manutenção das bases de gestão nos países centrais. 
e) fabricação em grandes lotes, com transferências financeiras de países centrais para países periféricos e diminuição das diferenças territoriais.

RESPOSTA:
Letra D.

O sistema de administração e produção mencionado é o Just In time, o qual caracteriza-se por determinar que tudo deve ser produzido, transportado ou comprado na hora exata. Desse modo, o produto ou a matéria-prima chega ao local de utilização apenas no momento em que for necessário. Esse sistema pode ser aplicado em qualquer organização, visando minimizar estoques e os custos decorrentes. Portanto, a alternativa D está correta.

LEIA TAMBÉM:

Questões de Geografia / ENEM PPL 2018 - Questão 47 Questão 51 - Questão 53 - Questão 54 - Questão 55 - Questão 57 - Questão 59 - Questão 64 -  Questão 65 - Questão 69 - Questão 72 - Questão 80 - Questão 86 - Questão 87 - Questão 88 - Questão 89 - 

Nenhum comentário: