PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 19 de março de 2022

Questão de Geografia - ENEM PPL 2018 - Ao longo dos últimos 500 anos, o Brasil viu suas fronteiras do litoral expandirem-se para o interior.

ENEM PPL 2018 - Ao longo dos últimos 500 anos, o Brasil viu suas fronteiras do litoral expandirem-se para o interior. É apenas lógico que a Amazônia tenha sido a última fronteira a ser conquistada e submetida aos ditames da agricultura, pecuária, lavoura e silvicultura. A incorporação recente das áreas amazônicas à exploração capitalista tem resultado em implicações problemáticas, dentre elas a destruição do rico patrimônio natural da região. NITSCH, M. O futuro da Amazônia: questões críticas, cenários críticos. Estudos Avançados, n. 46, dez. 2002. 
Na situação descrita, a destruição do patrimônio natural dessa área destacada é explicada pelo(a) a) distribuição da população ribeirinha. 
b) patenteamento das espécies nativas. 
c) expansão do transporte hidroviário. 
d) desenvolvimento do agronegócio. 
e) aumento da atividade turística

RESPOSTA:
Letra D.

Na atualidade, a fronteira agrícola tem se aproximado cada vez mais da região amazônica, causando degradação de várias áreas ambientais para que o agronegócio consiga dar conta da demanda mundial de produção de alimentos.

LEIA TAMBÉM:

Questões de Geografia / ENEM PPL 2018 - Questão 47 Questão 51 - Questão 53 - Questão 54 - Questão 55 - Questão 57 - Questão 59 - Questão 64 -  Questão 65 - Questão 69 - Questão 72 - Questão 80 - Questão 86 - Questão 87 - Questão 88 - Questão 89 - 

Nenhum comentário: