PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Questão de História - UNICAMP 2023 - Na Greve de 1917 em São Paulo, os conflitos propagaram-se a partir do Cotonifício* Crespi,

UNICAMP 2023 - Na Greve de 1917 em São Paulo, os conflitos propagaram-se a partir do Cotonifício* Crespi, com cerca de 2 mil trabalhadores; em pouco tempo, congregaram 50 mil pessoas numa cidade de 400 mil habitantes. Entre sociedades de classes, as quais eram combativas, políticas e de identidade étnica, havia sido organizado em março daquele ano, pouco antes da eclosão da greve, o Comitê Popular de Agitação contra a exploração das crianças. Por meio de enquetes, reuniões e palestras, o Comitê procurava revelar as relações de trabalho a que os menores estavam sujeitos: jornadas extenuantes e graves acidentes. Nas notícias de jornais, era comum encontrar casos como o de José, de 12 anos, que teve o braço esmagado por uma máquina amassadeira da fábrica de biscoitos “A Fidelidade”, e Henrique Guido, de 8 anos, que teve os dedos decepados numa oficina da Barra Funda. 
(Adaptado de FRACCARO, Glaucia. Mulheres, sindicato e organização política nas greves de 1917 em São Paulo. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 37, n. 76, p. 76-77, 2017.) 
*Cotonifício: algodoaria. 

Com base no excerto e em seus conhecimentos sobre a história do trabalho no Brasil, é correto afirmar que 
a) as mobilizações da greve de 1917 tinham por objetivo implementar a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), base legal da igualdade salarial entre homens, mulheres e crianças, reconhecida nos anos de 1990. 
b) em resposta à greve de 1917, o presidente Venceslau Brás institui, no ano seguinte, para a indústria brasileira, a igualdade de salário entre homens e mulheres e torna ilegal o trabalho infantil no setor têxtil de todo o país. 
c) a greve de 1917 foi impulsionada, entre outros fatores, pelos baixos salários (não obstante o cenário de alta inflação), multas contra os trabalhadores, acidentes, jornadas extenuantes, e falta de regulamentação do trabalho de menores. 
d) na época da greve de 1917, o trabalho das crianças nas fábricas era considerado ilegal; o trabalho infantil foi regulamentado posteriormente por Getúlio Vargas por meio das leis trabalhistas.

RESPOSTA:
Letra C.

Nos primeiros anos do século XX, a indústria brasileira teve um crescimento considerável, principalmente no período da Primeira Guerra Mundial, durante o governo de Venceslau Brás (1914-18), por um processo de substituição de importações. No entanto, a ausência de legislação que regulamentasse o trabalho resultava em péssimas condições para os operários, boa parte deles crianças – muitas vezes submetidas ao mesmo tempo de trabalho que os adultos. Importante ressaltar que desde o início do século, já havia grupos de trabalhadores se organizando para questionar tal situação. Nesse contexto, a forte influência de imigrantes anarcossindicalistas foi determinante para a formação de associações e comitês operários com o objetivo de exigir melhores condições de trabalho.

Nenhum comentário: