PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 13 de novembro de 2022

Exercícios de Biologia sobre Vírus e procariontes - com gabarito

Questão 01 - (Udesc) - Nos últimos dias vários meios de comunicação têm noticiado casos de dengue em diferentes Estados do Brasil. Em alguns destes Estados os números indicam uma situação epidêmica, segundo os parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS). Analise as proposições em relação à dengue, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa. 
( ) A doença é adquirida pela picada de um hemíptero, denominado cientificamente de Triatoma infestans. 
( ) Existem duas formas de dengue: a clássica e a hemorrágica. 
( ) Por ser uma doença causada por bactérias do grupo Neisseria, a dengue pode ser tratada com antibiótico, o que garante a cura em mais de 90% dos casos. 
( ) Uma das medidas mais eficazes do combate à dengue são as campanhas de vacinação, realizadas anualmente. 
( ) Após contaminar-se uma vez com a dengue, o indivíduo adquire imunidade natural e não mais contrai a doença. 
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
a) V – V – F – F – V 
b) V – V – V – F – V 
c) V – F – F – F – V 
d) F – V – F – F – F 
e) V – V – V – V – V

Questão 02 - (UPF­-RS)  - Ebola já matou 3 439 na África, diz OMS 
O vírus Ebola matou 3 439 pessoas no oeste da África, de um total de 7 478 casos registrados em cinco países (Serra Leoa, Guiné, Libéria, Nigéria e Senegal), segundo o último balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS), realizado até 1º de outubro e divulgado nesta sexta, em Genebra. [...] A epidemia, a mais grave desde que o vírus foi identificado, em 1976, teve início na Guiné, no fim de dezembro de 2013. Desde então, foram registrados 2 069 mortos entre 3 834 casos na Libéria, o país mais afetado. Na Guiné, foram contabilizados 739 mortos de um total de 1 199 casos e, em Serra Leoa, 623 mortos em 2 437 casos. Trabalhadores de saúde têm sido particularmente afetados, com 216 mortos entre 377 casos confirmados. 
(Disponível em: http://www.afp.com/pt/noticia. Acesso em: 04 out. 2014) 

A febre hemorrágica ebola (FHE) está sendo considerada uma epidemia, porque: 
a) é infecciosa e transmissível e atinge grandes proporções, se espalhando por um ou mais continentes ou por todo o mundo, matando grande número de pessoas. 
b) não é infecciosa e surgiu em alguns indivíduos, sem um caráter regular. 
c) é infecciosa e transmissível e surgiu rapidamente em determinada região, matando grande número de pessoas. 
d) tem duração contínua, se manifesta apenas em determinada região e tem causa local. 
e) não é infecciosa e transmissível e surgiu numa região, mas se espalhou rapidamente entre as pessoas de outras regiões.

Questão 03 - ENEM 2011 - Durante as estações chuvosas, aumentam no Brasil as campanhas de prevenção à dengue, que têm como objetivo a redução da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue. Que proposta preventiva poderia ser efetivada para diminuir a reprodução desse mosquito? 
a) Colocação de telas nas portas e janelas, pois o mosquito necessita de ambientes cobertos e fechados para a sua reprodução. 
b) Substituição das casas de barro por casas de alvenaria, haja vista que o mosquito se reproduz na parede das casas de barro. 
c) Remoção dos recipientes que possam acumular água, porque as larvas do mosquito se desenvolvem nesse meio. 
d) Higienização adequada de alimentos, visto que as larvas do mosquito se desenvolvem nesse tipo de substrato. 
e) Colocação de filtros de água nas casas, visto que a reprodução do mosquito acontece em águas conta - minadas.

Questão 04 - ENEM 2012  - Medidas de saneamento básico são fundamentais no processo de promoção de saúde e qualidade de vida da população. Muitas vezes, a falta de saneamento está relacionada com o aparecimento de várias doenças. Nesse contexto, um paciente dá entrada em um pronto atendimento relatando que há 30 dias teve contato com águas de enchente. Ainda informa que nesta localidade não há rede de esgoto e drenagem de águas pluviais e que a coleta de lixo é inadequada. Ele apresenta os seguintes sintomas: febre, dor de cabeça e dores musculares. 
Disponível em: http://portal.saude.gov.br. Acesso em: 27 fev. 2012 (adaptado). 
Relacionando os sintomas apresentados com as condições sanitárias da localidade, há indicações de que o paciente apresenta um caso de 
A) difteria. 
B) botulismo. 
C) tuberculose. 
D) leptospirose. 
E) meningite meningocócica.

Questão 05 - (Enem) - Na embalagem de um antibiótico, encontra­-se uma bula que, entre outras informações, explica a ação do remédio do seguinte modo: “O medicamento atua por inibição da síntese proteica bacteriana”. Essa afirmação permite concluir que o antibiótico: 
a) impede a fotossíntese realizada pelas bactérias causadoras da doença e, assim, elas não se alimentam e morrem. 
b) altera as informações genéticas das bactérias causadoras da doença, o que impede a manutenção e a reprodução desses organismos. 
c) dissolve as membranas das bactérias responsáveis pela doença, o que dificulta o transporte de nutrientes e provoca a morte delas.
d) elimina os vírus causadores da doença, pois não conseguem obter as proteínas que seriam produzidas pelas bactérias que parasitam. 
e) interrompe a produção de proteína das bactérias causadoras da doença, o que impede sua multiplicação pelo bloqueio de funções vitais.

Questão 06 - (Fuvest-­SP)  - Decorridos mais de 50 anos do uso dos antibióticos, a tuberculose figura, neste final de século, como uma das doenças mais letais; isso se deve ao fato de os bacilos terem se tornado resistentes ao antibiótico usado para combatê-los. Considerando que a resistência de uma população de bactérias a um antibiótico é resultado de mutação ao acaso e que a taxa de mutação espontânea é muito baixa, foi proposto o uso simultâneo de diferentes antibióticos para o tratamento de doentes com tuberculose. Com relação a esse procedimento, foram levantados os seguintes argumentos: 
I. O tratamento não será efetivo para o paciente, uma vez que a resistência ao antibiótico não é reversível. 
II. O tratamento terá alta chance de ser efetivo para o paciente, pois a probabilidade de que uma bactéria seja resistente a dois ou mais antibióticos é extremamente baixa. 
III. O tratamento poderá apresentar riscos para a população, pois poderá selecionar linhagens bacterianas altamente resistentes a antibióticos. 
Analisando as informações contidas no texto, pode­ ­se concluir que apenas 
a) o argumento I é válido. 
b) o argumento II é válido. 
c) o argumento III é válido. 
d) os argumentos I e III são válidos. 
e) os argumentos II e III são válidos.

Questão 07 - (IFPE)  - Os números de casos de dengue no Brasil em 2015 são 240% maiores em relação ao mesmo período do ano passado. Em média, 251 brasileiros contraem dengue por dia. O número de mortes por casos graves também aumentou. Foram 132 mortes em decorrência de dengue este ano, 29% a mais que em 2014. Disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/casos­de­dengueaumentam­240­em­2015­saiba­as­razoes. Acesso em: 21 set. 2015.

A dengue é uma doença causada por vírus. Com relação aos vírus, é correto afirmar que a) não possuem material genético. 
b) causam doenças apenas em humanos. 
c) não possuem organização celular. 
d) reproduzem-se dentro e fora das células vivas. 
e) são parasitas intracelulares facultativos.

Questão 08 - (UFRGS­-RS) -  O domínio Archaea consiste principalmente de organismos procarióticos que vivem em ambientes extremos, como fontes termais, vulcões ou águas hipersalinas. Os Archaea são encontrados também dentro do trato digestivo de alguns animais, onde produzem metano. Os organismos metanogênicos são capazes de produzir energia segundo a seguinte reação:
Em relação ao seu metabolismo energético, os Archaea metanogênicos podem ser caracterizados como 
a) heterótrofos por absorção e anaeróbios. 
b) autótrofos e anaeróbios. 
c) heterótrofos por ingestão e aeróbios. 
d) autótrofos e aeróbios. 
e) heterótrofos por absorção e aeróbios.

GABARITO
01 - D
02 - C
06 - E
07 - C
08 - B

Nenhum comentário: