PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 13 de novembro de 2022

Exercícios de Biologia sobre a Segunda lei de Mendel - ENEM - com gabarito

Questão 01 - ENEM PPL 2019 - Um pesquisador observou, em uma árvore, um ninho de uma espécie de falcão. Apenas um filhote apresentava uma coloração típica de penas de ambos os pais. Foram coletadas amostras de DNA dos pais e filhotes para caracterização genética dos alelos responsáveis pela coloração das penas.
O perfil de bandas obtido para cada indivíduo do ninho para os lócus 1 e 2, onde se localizam os genes dessa característica, está representado na figura. Padrões de bandas em gel das moléculas de DNA dos indivíduos.
Dos filhotes, qual apresenta a coloração típica de penas dos pais? 
a) 1 
b) 2 
c) 3 
d) 4 
e) 5

Questão 02 - ENEM PPL 2009 - Considere que exista um gene com dois alelos: um dominante, que permite a expressão da cor, e um recessivo, que não permite a expressão da cor. Considere, ainda, que, em um oceano, existam duas ilhas próximas e que, na ilha 1, todos os ratos apresentem pelagem branca e, na ilha 2, todos apresentem pelagem selvagem. Nesse contexto, considere que a consequência de uma atividade vulcânica tenha sido o surgimento de uma ponte entre as duas ilhas, o que permitiu o transito dos ratos nas duas ilhas. Suponha que, em decorrência disso, todos os acasalamentos tenham ocorrido entre ratos de ilhas diferentes e a geração seguinte (F1) tenha sido composta exclusivamente de ratos com pelagem selvagem. 
Considerando-se que os acasalamentos para a formação da próxima geração (F2) sejam ao acaso, é correto afirmar que essa geração será constituída de ratos com pelagem 
a) branca. b) selvagem. 
c) 50% branca e 50% selvagem. 
d) 75% branca e 25% selvagem. 
e) 75% selvagem e 25% branca.

Questão 03 - ENEM PPL 2009 - ENEM 2019 - Com base nos experimentos de plantas de Mendel, foram estabelecidos três princípios básicos, que são conhecidos como leis da uniformidade, segregação e distribuição independente. A lei da distribuição independente refere-se ao fato de que os membros de pares diferentes de genes segregam-se independentemente, uns dos outros, para a prole. 
TURNPENNY, P. D. Genética médica. Rio de Janeiro: ELsevier, 2009 (adaptado). 
Hoje, sabe-se que isso nem sempre é verdade. Por quê? 
a) A distribuição depende do caráter de dominância ou recessividade do gene. 
b) Os organismos nem sempre herdam cada um dos genes de cada um dos genitores. 
c) As alterações cromossômicas podem levar a falhas na segregação durante a meiose. 
d) Os genes localizados fisicamente próximos no mesmo cromossomo tendem a ser herdados juntos. 
e) O cromossomo que contém dois determinados genes pode não sofrer a disjunção na primeira fase da meiose.

Questão 04 - ENEM PPL 2018 - Gregor Mendel, no século XIX, investigou os mecanismos da herança genética observando algumas características de plantas de ervilha, como a produção de sementes lisas (dominante) ou rugosas (recessiva), característica determinada por um par de alelos com dominância completa. Ele acreditava que a herança era transmitida por fatores que, mesmo não percebidos nas características visíveis (fenótipo) de plantas híbridas (resultantes de cruzamentos de linhagens puras), estariam presentes e se manifestariam em gerações futuras. A autofecundação que fornece dados para corroborar a ideia da transmissão dos fatores idealizada por Mendel ocorre entre plantas 
a) híbridas, de fenótipo dominante, que produzem apenas sementes lisas. 
b) híbridas, de fenótipo dominante, que produzem sementes lisas e rugosas. 
c) de linhagem pura, de fenótipo dominante, que produzem apenas sementes lisas. 
d) de linhagem pura, de fenótipo recessivo, que produzem sementes lisas e rugosas. 
e) de linhagem pura, de fenótipo recessivo, que produzem apenas sementes rugosas.

Questão 05 - ENEM PPL 2013 - A mosca Drosophila, conhecida como mosca-das-frutas, é bastante estudada no meio acadêmico pelos geneticistas. Dois caracteres estão entre os mais estudados: tamanho da asa e cor do corpo, cada um condicionado por gene autossômico. Em se tratando do tamanho da asa, a característica asa vestigial é recessiva e a característica asa longa, dominante. Em relação à cor do indivíduo, a coloração cinza é recessiva e a cor preta, dominante. Em um experimento, foi realizado um cruzamento entre indivíduos heterozigotos para os dois caracteres, do qual foram geradas 288 moscas. Dessas, qual é a quantidade esperada de moscas que apresentam o mesmo fenótipo  dos indivíduos parentais? 
a)288 
b)162 
c)108 
d)72 
e)54

Questão 06 - ENEM PPL - Após a redescoberta do trabalho de Gregor Mendel, vários experimentos buscaram testar a universalidade de suas leis. Suponha um desses experimentos, realizado em um mesmo ambiente, em que uma planta de linhagem pura com baixa estatura (0,6 m) foi cruzada com uma planta de linhagem pura de alta estatura (1,0 m). Na prole (F1) todas as plantas apresentaram estatura de 0,8 m. Porém, na F2 (F1 × F1) os pesquisadores encontraram os dados a seguir.
Os pesquisadores chegaram à conclusão, a partir da observação da prole, que a altura nessa planta é uma característica que 
a) não segue as leis de Mendel. 
b) não é herdada e, sim, ambiental. 
c) apresenta herança mitocondrial. 
d) é definida por mais de um gene. 
e) é definida por um gene com vários alelos.

GABARITO
01 - A
02 - E
03 - D
04 - B
05 - B
06 - D

Nenhum comentário: