PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Questão de Literatura - ENEM 2022 - 10 de maio Fui na delegacia e falei com o tenente. Que homem amavel!

ENEM 2022 - 10 de maio 
Fui na delegacia e falei com o tenente. Que homem amavel! Se eu soubesse que ele era tão amavel, eu teria ido na delegacia na primeira intimação. [...] O tenente interessou-se pela educação dos meus filhos. Disse-me que a favela é um ambiente propenso, que as pessoas tem mais possibilidade de delinquir do que tornar-se util a patria e ao país. Pensei: se ele sabe disto, porque não faz um relatorio e envia para os politicos? O Senhor Janio Quadros, o Kubstchek, e o Dr. Adhemar de Barros? Agora falar para mim, que sou uma pobre lixeira. Não posso resolver nem as minhas dificuldades. ... 
O Brasil precisa ser dirigido por uma pessoa que já passou fome. A fome tambem é professora. 
Quem passa fome aprende a pensar no próximo, e nas crianças. JESUS, C. M. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2014. 
A partir da intimação recebida pelo filho de 9 anos, a autora faz uma reflexão em que transparece a 
a) lição de vida comunicada pelo tenente. 
b) predisposição materna para se emocionar. 
c) atividade política marcante da comunidade. 
d) resposta irônica ante o discurso da autoridade. 
e) necessidade de revelar seus anseios mais íntimos. 

RESPOSTA:
Letra D.

Em Quarto de despejo, a narradora apresenta um contundente relato de sua vida em uma favela paulistana. Apesar de tal relato ser feito na forma de diário, gênero particularmente favorável à expressão de anseios íntimos, o que fica evidente é a ironia a partir da menção da suposta amabilidade da autoridade.

Nenhum comentário: