PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Questão de História - UFGD 2017 - Em Atenas, na Grécia Antiga, os ideais de democracia conviviam com a escravidão. Pedro Paulo Funari, em sua obra “Grécia e Roma”

UFGD 2017 - Em Atenas, na Grécia Antiga, os ideais de democracia conviviam com a escravidão. Pedro Paulo Funari, em sua obra “Grécia e Roma” (2002) destaca que não é “exagero dizer que a democracia ateniense dependia da existência da escravidão” (p. 38). 
Nessa perspectiva, considera-se que: 
a) Os escravos de Atenas, em sua maioria, eram prisioneiros de guerra e seus descendentes. 
b) A escravidão em Atenas era limitada, pois se prevalecia a ideia de democracia plena, em que gradativamente o sistema escravista ia desaparecendo 
c) Os grupos de escravos que viviam em Atenas eram provenientes de Esparta, haja vista que, Atenas e Esparta eram rivais históricos desde o século III. 
d) A democracia ateniense foi ímpar para pensar o sistema democrático no Brasil, após a proclamação da República, em 1822. 
e) Os escravos atenienses eram de origem africana, sobretudo, dos países que compõem o Sul da África. Até o século VI, o tráfico de africanos para Atenas era significativo.

RESPOSTA:
Letra A

Nenhum comentário: