PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 13 de novembro de 2022

Exercícios de Biologia sobre obesidade - ENEM - com gabarito

Questão 01 - ENEM 2015 - Obesidade causa doença 
A obesidade tornou-se uma epidemia global, segundo a Organização Mundial da Saúde, ligada à Organização das Nações Unidas. O problema vem atingindo um número cada vez maior de pessoas em todo o mundo, e entre as principais causas desse crescimento estão o modo de vida sedentário e a má alimentação. 
Segundo um médico especialista em cirurgia de redução de estômago, a taxa de mortalidade entre homens obesos de 25 a 40 anos é 12 vezes maior quando comparada à taxa de mortalidade entre indivíduos de peso normal. O excesso de peso e de gordura no corpo desencadeia e piora problemas de saúde que poderiam ser evitados. Em alguns casos, a boa notícia é que a perda de peso leva à cura, como no caso da asma, mas em outros, como o infarto, não há solução. 
FERREIRA, T. Disponível em: http://revistaépoca.globo .com. Acesso em: 2 ago. 2012 (adaptado). 
O texto apresenta uma reflexão sobre saúde e aponta o excesso de peso e de gordura corporal dos indivíduos como um problema, relacionando-o ao 
a) padrão estético, pois o modelo de beleza dominante na sociedade requer corpos magros. 
b) equilíbrio psíquico da população, pois esse quadro interfere na autoestima das pessoas. 
c) quadro clínico da população, pois a obesidade é um fator de risco para o surgimento de diversas doenças crônicas. 
d) preconceito contra a pessoa obesa, pois ela sofre discriminação em diversos espaços sociais. 
e) desempenho na realização das atividades cotidianas, pois a obesidade interfere na performance. 


Questão 02 - ENEM 2013 - Adolescentes: mais altos, gordos e preguiçosos 
A oferta de produtos industrializados e a falta de tempo têm sua parcela de responsabilidade no aumento da silhueta dos jovens. “Os nossos hábitos alimentares, de modo geral, mudaram muito”, observa Vivian Ellinger, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), no Rio de Janeiro. Pesquisas mostram que, aqui no Brasil, estamos exagerando no sal e no açúcar, além de tomar pouco leite e comer menos frutas e feijão. 
Outro pecado, velho conhecido de quem exibe excesso de gordura por causa da gula, surge como marca da nova geração: a preguiça, “Cem por cento das meninas que participam do Programa não praticavam nenhum esporte”, revela a psicóloga Cristina Freire, que monitora o desenvolvimento emocional das voluntárias. 
Você provavelmente já sabe quais são as conse - quências de uma rotina sedentária e cheia de gordura. “E não é novidade que os obesos têm uma sobrevida menor”, acredita Claudia Cozer, endocrinologista da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. Mas, se há cinco anos os estudos projetavam um futuro sombrio para os jovens, no cenário atual as doenças que viriam na velhice já são parte da rotina deles. “Os adolescentes já estão sofrendo com hipertensão e diabete”, exemplifica Claudia. 
DESGUALDO, P. Revista Saúde. Disponível em: http://saude.abril.com.br. Acesso em 28 jul. 2012 (adaptado). 

Sobre a relação entre os hábitos da população adolescente e as suas condições de saúde, as informações apresentadas no texto indicam que 
a) a falta de atividade física somada a uma alimentação nutricionalmente desequilibrada constituem fatores relacionados ao aparecimento de doenças crônicas entre os adolescentes. 
b) a diminuição do consumo de alimentos fontes de carboidratos combinada com um maior consumo de alimentos ricos em proteínas contribuíram para o aumento da obesidade entre os adolescentes. 
c) a maior participação dos alimentos industrializados e gordurosos na dieta da população adolescente tem tornado escasso o consumo de sais e açúcares, o que prejudica o equilíbrio metabólico. 
d) a ocorrência de casos de hipertensão e diabetes entre os adolescentes advém das condições de alimentação, enquanto que na população adulta os fatores heredi - tários são preponderantes. 
e) a prática regular de atividade física é um importante fator de controle da diabetes entre a população adolescente, por provocar um constante aumento da pressão arterial sistólica. 


Questão 03 - ENEM 2012 - Nossa cultura lipofóbica muito contribui para a distorção da imagem corporal, gerando gordos que se veem magros e magros que se veem gordos, numa quase unanimidade de que todos se sentem ou se veem “distorcidos”. Engordamos quando somos gulosos. É pecado da gula que controla a relação do homem com a balança. Todo obeso declarou, um dia, guerra à balança. Para emagrecer é preciso fazer as pazes com a dita cuja, visando adequarse às necessidades para as quais ela aponta. 
FREIRE, D. S. Obesidade não pode ser pré-requisito. Disponível em: http//gnt.globo.com. Acesso em: 3 abr. 2012 (adaptado). 
O texto apresenta um discurso de disciplinarização dos corpos, que tem como consequência 
a) a ampliação dos tratamentos médicos alternativos, reduzindo os gastos com remédios. 
b) a democratização do padrão de beleza, tornando-o acessível pelo esforço individual. 
c) o controle do consumo, impulsionando uma crise econômica na indústria de alimentos. 
d) a culpabilização individual, associando obesidade à fraqueza de caráter. 
e) o aumento da longevidade, resultando no crescimento populacional. 


Questão 04 - ENEM 2012 - 
A condição física apresentada pelo personagem da tirinha é um fator de risco que pode desencadear doenças como 
a) anemia. 
b) beribéri. 
c) diabetes. 
d) escorbuto. 
e) fenilcetonúria.

Questão 05 - ENEM 2005 - A obesidade, que nos países desenvolvidos já é tratada como epidemia, começa a preocupar especialistas no Brasil. Os últimos dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares, realizada entre 2002 e 2003 pelo IBGE, mostram que 40,6% da população brasileira estão acima do peso, ou seja, 38,8 milhões de adultos. Desse total, 10,5 milhões são considerados obesos. Várias são as dietas e os remédios que prometem um emagrecimento rápido e sem riscos. Há alguns anos foi lançado no mercado brasileiro um remédio de ação diferente dos demais, pois inibe a ação da lipases, enzimas que aceleram a reação de quebra de gorduras. Sem serem quebradas elas não são absorvidas pelo intestino, e parte das gorduras ingeridas é eliminada com as fezes. Como os lipídios são altamente energéticos, a pessoa tende a emagrecer. No entanto, esse remédio apresenta algumas contra-indicações, pois a gordura não absorvida lubrifica o intestino, causando desagradáveis diarréias. Além do mais, podem ocorrer casos de baixa absorção de vitaminas lipossolúveis, como as A, D, E e K, pois 
a) essas vitaminas, por serem mais energéticas que as demais, precisam de lipídios para sua absorção. 
b) a ausência dos lipídios torna a absorção dessas vitaminas desnecessária. 
c) essas vitaminas reagem com o remédio, transformando-se em outras vitaminas. 
d) as lipases também desdobram as vitaminas para que essas sejam absorvidas. 
e) essas vitaminas se dissolvem nos lipídios e só são absorvidas junto com eles. 

GABARITO
01 -  Letra C.

02 - Letra A.

03 - Letra D.

04 - Letra C.

05 - Letra E. 

Ps: Esse post utiliza questões com conteúdos  que trazem o diálogo entre Linguagens e a Biologia. Post do Blog de Biologia, com padrão ENEM de qualidade.

Nenhum comentário: