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segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Questão de Sociologia - ENEM 2022 - TEXTO I A primeira grande lei educacional do Brasil, de 1827, determinava que, nas “escolas de primeiras letras” do Império,

TEXTO I 
A primeira grande lei educacional do Brasil, de 1827, determinava que, nas “escolas de primeiras letras” do Império, meninos e meninas estudassem separados e tivessem currículos diferentes. No Senado, o Visconde de Cayru foi um dos defensores de que o currículo de matemática das garotas fosse o mais enxuto possível. Nas palavras dele, o “belo sexo” não tinha capacidade intelectual para ir muito longe: – Sobre as contas, são bastantes [para as meninas ] as quatros espécies, que não estão fora do seu alcance e lhes podem ser de constante uso na vida. 

TEXTO II 
No Senado, o único a defender publicamente que as meninas tivessem, em matemática, um currículo idêntico aos dos meninos foi o Marquês de Santo Amaro (RJ). Ele argumentou: – Não me parece conforme, às luzes do tempo em que vivemos, deixarmos de facilitar às brasileiras a aquisição desses conhecimentos [mais aprofundados de matemática]. A oposição que se manifesta não pode nascer senão do arraigado e péssimo costume em que estavam os antigos, os quais nem queriam que suas filhas aprendessem a ler. 
WESTIN, R. Senado Notícias. Disponível em: www.12.senado.leg.br. Acesso em: 20 out. 2021. (Adaptado) 

Os discursos expressam pontos de vista divergentes respectivamente pela oposição entre 
a) liberdade de gênero e controle social. 
b) equidade de escolha e imposição cultural. 
c) dominação de corpos e igualdade humana. 
d) geração de oportunidade e restrição profissional. 
e) exclusão de competências e participação política.

RESPOSTA:
Letra C.

Os pontos de vista divergem em relação à postura excludente exposta no texto I e à defesa da igualdade de direitos entre gêneros numa sociedade conservadora e autoritária como a brasileira. Na passagem do Império à República, o questionamento atingiu o espaço político e se refletiu nas discussões sobre a estrutura educacional do país.

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