PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Exercícios de Literatura sobre Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector- com gabarito

Questão 01 - Unioeste 2020 - Sobre o conto “Felicidade clandestina”, de Clarice Lispector, é CORRETO afirmar que: 
a) traz um protagonista masculino, o que é típico do universo ficcional desta escritora. 
b) traz um narrador masculino envolvido por personagens femininas, como estratégia de reafirmação da posição feminina no universo ficcional. 
c) traz um narrador feminino, marcado pela falta, por uma carência que são típicas da humanidade tal como costuma ser descrita no universo ficcional desta escritora. 
d) traz como narrador-protagonista uma personagem imbuída de bastante poder, para questionar a forma como ela lida com ele cotidianamente. 
e) traz uma narradora observadora, que critica o comportamento masculino para reafirmar-se diante dos homens.

Questão 02 - UFSM 2015 - No conto “Felicidade clandestina” (1971), de Clarice Lispector, a narradora-personagem, cuja ambição é obter emprestado o livro As reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato, descreve o exemplar como “um livro grosso, [...], um livro para se ficar vivendo com ele, comendo-o, dormindo-o”. Na passagem destacada, o livro é representado como 
a) um objeto sagrado, merecedor de culto. 
b) um luxo, um prazer a ser ostentado. 
c) um objeto estranho e incompreensível, que deve permanecer oculto. 
d) uma companhia, que deve ser desfrutada plenamente. 
e) algo a ser devidamente decifrado e esquecido.

Questão 03 - Unioeste 2019 - Para responder à questão, leia o texto abaixo. 
No conto Felicidade Clandestina, Clarice Lispector narra a extrema crueldade e o sadismo com que uma menina, filha do dono da livraria, inflige à personagem-narradora, a respeito do empréstimo de um livro. De posse do livro, a personagem-narradora conclui o conto dizendo: “Não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com o seu amante”. Assinale a alternativa CORRETA que referencia o livro aludido no texto em questão. 
a) Lucíola, de José de Alencar. 
b) Helena, de Machado de Assis. 
c) As Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato. 
d) Clara dos Anjos, de Lima Barreto. 
e) Dona Flor e seus dois maridos, de Jorge Amado.

Questão 04 - UFU 2018/2 - Em relação aos contos da obra Felicidade clandestina, de Clarice Lispector, é correto afirmar que, no conto 
a) Os obedientes, os falsos elogios do marido para a esposa desencadeiam uma crise de relacionamento que leva a mulher à morte. 
b) A legião estrangeira, Ofélia insiste em procurar a narradora para que essa a auxilie a deixar sua meninice e a crescer intelectualmente. 
c) A quinta história, o narrador procede a uma investigação sobre as várias maneiras de exterminar baratas de sua residência. 
d) Os desastres de Sofia, a narradora relata suas inquietações de criança antes de entrar na adolescência e se transformar em uma mulher.

Questão 05 - PUC-PR 2017 - No conto O ovo e a galinha, de Clarice Lispector, uma das características da 3ª fase do Modernismo está presente no fragmento: “As galinhas prejudiciais ao ovo são aquelas que são um “eu” sem trégua. Nelas o “eu” é tão constante que elas já não podem mais pronunciar a palavra “ovo”. Mas, quem sabe, era disso mesmo que o ovo precisava. Pois se elas não estivessem tão distraídas, se prestassem atenção à grande vida que se faz dentro delas, atrapalhariam o ovo. Comecei a falar da galinha e há muito já não estou falando mais da galinha. Mas ainda estou falando do ovo”. 
Fonte: (LISPECTOR, Clarice. O ovo e a galinha, de Felicidade Clandestina. Rio de Janeiro, Rocco, 1998.) 
Essa característica é: 
a) A realidade objetiva que situa o ovo e a galinha num mesmo plano. 
b) O fluxo de consciência já que por meio dele se cruzam vários planos narrativos. 
c) A autoanálise feita pela autora por meio da galinha que é mais importante que o ovo. 
d) A ficção científica representada pelas galinhas que são figuras distraídas. 
e) A linearidade dos eventos que termina com a extinção da galinha.

Questão 06 - PUC-PR 2017 - Leia atentamente o trecho do conto Felicidade Clandestina de Clarice Lispector, e assinale a alternativa CORRETA. 
“Chegando em casa, não comecei a ler. Fingia que não o tinha, só para depois ter o susto de o ter. Horas depois abri-o, li algumas linhas maravilhosas, fechei-o de novo, fui passear pela casa, adiei ainda mais indo comer pão com manteiga, fingi que não sabia onde guardara o livro, achava-o, abria-o por alguns instantes. Criava as mais falsas dificuldades para aquela coisa clandestina que era a felicidade. A felicidade sempre iria ser clandestina para mim. Parece que eu já pressentia. Como demorei! Eu vivia no ar... Havia orgulho e puder em mim. Eu era uma rainha delicada. ” 
a) O conto critica a falta de leitura dos adolescentes nas escolas brasileiras, tendo como principal razão a preguiça, o que evidencia nosso atraso cultural. 
b) Uma das marcas da escritora é sua capacidade de descrição de paisagens externas, que retratam da seca no Nordeste aos problemas sociais das grandes metrópoles. 
c) Pelo trecho em destaque, nota-se que a narradora em terceira pessoa investiga os reais motivos que a levaram a ser uma pessoa feliz, sendo os livros parte da construção deste sentimento. 
d) Prosadora da chamada primeira geração modernista, observa-se pelo texto da autora que esta opta por radicalizar no uso da oralidade, rompendo com a tradição realista, utilizando-se do chamado fluxo de consciência. 
e) O trecho analisado nos mostra características marcantes da escrita da autora, que com base em reflexões existenciais e da subjetividade, nos revela a intimidade dos seus personagens.

Questão 07 - UFU 2016/2 - Com o intuito de compreender as razões do comportamento humano, a narradora do conto Felicidade clandestina, de livro homônimo de Clarice Lispector, atém-se a um fato de sua infância, em que uma menina, filha do dono de uma livraria, percebendo o gosto da narradora pelos livros e pela leitura, promete lhe emprestar o livro As reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato. Entretanto, numa atitude de crueldade, sempre adia o empréstimo. Para a narradora personagem, o comportamento da menina advém 
a) da vingança fracassada, que se originou da desagregação familiar da menina e do rompimento com o namorado. 
b) da inveja, que a corroía em função da contraposição de sua feiura à beleza das outras meninas. 
c) do transtorno de conduta, que depois levou a menina à demonstração de sentimento de remorso. 
d) do distúrbio de dupla personalidade, que instaurava na menina a dúvida quanto ao empréstimo do livro.

Questão 08 - PUC-PR 2015 - No conto Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector, a protagonista termina a narrativa com a seguinte frase: “Não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com o seu amante”. LISPECTOR, Clarice. Felicidade Clandestina. Rio de Janeiro, Rocco, 1998.) 
Com base nessa frase, assinale a alternativa CORRETA. 
a) A autora expressa que a menina cresceu e não se interessou mais pelo livro porque tem um amante. 
b) Clarice Lispector expressa que a menina já não se interessa mais pelo livro, e que a felicidade clandestina se realizou no momento em que o conseguiu. 
c) Clarice Lispector expressa a relação entre a infância e a vida adulta da protagonista. 
d) Clarice Lispector expressa a troca do livro por um amante. 
e) A autora define com uma metáfora o que é a felicidade clandestina, já que uma mulher ao ter um amante vive situações de perigo, mas que lhe proporcionam felicidade.

GABARITO
01 - C
02 - D
03 - C
04 - D
05 - B
06 - E
07 - B
08 - E

Nenhum comentário: