FCC 2019 - A destruição do Quilombo dos Palmares, no século XVII, após os ataques empreendidos pelas forças comandadas pelo bandeirante paulista Domingos Jorge Velho
A) ocorreu após várias investidas armadas no local, situado na atual região do Nordeste, e que abrigava, sob o nome “Palmares”, uma grande confederação de quilombos, nos quais viviam, além de negros, mestiços, brancos pobres e indígenas.
B) resultou na morte do líder Zumbi, nascido em Palmares, logo sucedido por Ganga Zumba, responsável por fundar um novo quilombo similar na região serrana de Minas Gerais, em um lugar de mais difícil acesso.
C) representou um marco histórico na repressão aos quilombos, uma vez que, após essa derrota, os quilombos deixaram de ser organizados no meio rural, dando lugar a revoltas urbanas planejadas por irmandades e sociedades de ajuda mútua constituídas por alforriados.
D) fortaleceu o bandeirantismo em São Paulo, particularmente as bandeiras de apresamento, destinadas à captura e ao comércio de negros escravizados fugidos, em um contexto de crise do tráfico negreiro com implicações no fornecimento de mão de obra escrava para as colônias portuguesas.
E) desencadeou, nas fazendas de cana-de-açúcar, o imediato afrouxamento das penalidades e castigos aplicados aos escravos, na perspectiva de se evitarem as fugas e a possível formação de novos quilombos, ao se constatar a dimensão de Palmares, com mais de 20 mil pessoas, e a resistência dos quilombolas aos ataques.
RESPOSTA:
Letra A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário