Questão 01 - A respeito do caráter trágico e dramático de sua obra O marinheiro, Fernando Pessoa afirmou:
Começando de uma forma muito simples, o drama evolui gradualmente para um cume terrível de terror e de dúvida, até que estes absorvem em si três almas que falam e a atmosfera da sala e a verdadeira potência do dia que está para nascer. O fim desta peça contém o mais sutil terror intelectual jamais visto. Uma cortina de chumbo tomba quando elas não têm mais nada a dizer uma às outras nem mais nenhuma razão para falar.
SEABRA, José Augusto. Fernando Pessoa ou o Poetodrama. São Paulo: Perspectiva, 1991. p. 31.
Do ponto de vista físico, a “cortina de chumbo” mencionada na peça de Pessoa ocorre quando as personagens
A) acordam dentro de um castelo ao lado de um cadáver.
B) ficam imóveis e silenciosas ao nascer do dia.
C) conversam com uma donzela morta.
D) adormecem juntas ao lado de um caixão.
Questão 02 - Leia o excerto extraído de O marinheiro, de Fernando Pessoa:
SEGUNDA – Falemos, se quiserdes, de um passado que não tivéssemos tido.
TERCEIRA – Não. Talvez o tivéssemos tido...
PRIMEIRA – Não dizeis senão palavras. E tão triste falar! É um modo tão falso de nos esquecermos!... Se passeássemos?...
TERCEIRA – Onde?
PRIMEIRA – Aqui, de um lado para o outro. Às vezes isso vai buscar sonhos.
À medida que as três irmãs veladoras dialogam entre si, percebe-se que a peça aborda principalmente a
A) necessidade da poesia ante as banalidades do cotidiano.
B) valorização de elementos oníricos ao invés da realidade.
C) precisão da realidade vivida como uma navegação exata.
D) fragmentação das vozes das personagens em três personalidades.
Questão 03 - Leia o trecho de O marinheiro, de Fernando Pessoa: SEGUNDA – Sonhava de um marinheiro que se houvesse perdido numa
ilha longínqua. Nessa ilha havia palmeiras hirtas, poucas, e aves vagas passavam por elas... Não vi se alguma vez pousavam...
Desde que, naufragado, se salvara, o marinheiro vivia ali... Como ele não tinha meio de voltar à pátria, e cada vez que se lembrava
dela sofria, pôs-se a sonhar uma pátria que nunca tivesse tido: pôs-se a fazer ter sido sua uma outra pátria, uma outra espécie de
país com outras espécies de paisagens, e outra gente, e outro feitio de passarem pelas ruas e de se debruçarem das janelas... Cada
hora ele construía em sonho esta falsa pátria, e ele nunca deixava de sonhar, de dia à sombra curta das grandes palmeiras, que se
recortava, orlada de bicos, no chão areento e quente; de noite, estendido na praia, de costas e não reparando nas estrelas.
Dentro do contexto da obra dramática de Pessoa, pode-se entender a atitude do marinheiro como uma
A) personificação da irmã veladora.
B) metáfora do poder libertador da ficção.
C) hipérbole do escapismo romântico.
D) paradoxo da vida dentro da morte.
Questão 04 - Leia o comentário de Fernando Pessoa sobre a obra
O marinheiro:
Creio que o é [um drama estático] porque creio que o teatro tende a teatro meramente lírico e que o enredo do teatro é, não a ação
nem a progressão e consequência da ação – mas, mais abrangentemente, a revelação das almas através das palavras trocadas e a
criação de situações [...] Pode haver revelação de almas sem ação, e pode haver criação de situações de inércia, momentos de
alma sem janelas ou portas para a realidade (PESSOA, 1973, p. 112).
A obra de Fernando Pessoa é caracterizada por ele como um “drama estático” porque as personagens
A) permanecem solitárias e imóveis no espaço.
B) movimentam-se e se esquecem dos conflitos.
C) ocupam-se mais com divagações existenciais.
D) paralisam diante dos diálogos que produzem.
Questão 05 - Entre os traços simbolistas presentes em O marinheiro, destacam-se todos os mencionados, exceto:
A) Metalinguagem e experimentação formal.
B) Atmosfera de irrealidade durante a cena.
C) Obsessão com a temática da morte.
D) Vagueza dos elementos etéreos.
Questão 06 - Quanto às três personagens de O marinheiro, é correto afirmar que se caracterizam pelas seguintes sensações:
A) Solidão e plenitude.
B) Angústia e dúvida.
C) Medo e nostalgia.
D) Sonho e doença.
Questão 07 - Leia o fragmento de O marinheiro, drama de Fernando Pessoa:
PRIMEIRA – Não falemos mais. Por mim, cansa-me o esforço que fazeis para falar... Dói-me o intervalo que há entre o que
pensais e o que dizeis... A minha consciência boia à tona da sonolência apavorada dos meus sentidos pela minha pele... Não sei o
que é isto, mas é o que sinto... Preciso de dizer frases confusas um pouco longas, que custem a dizer... Não sentis tudo isto como
uma aranha enorme que nos tece de alma a alma uma teia negra que nos prende? SEGUNDA – Não sinto nada... Sinto as minhas
sensações como uma coisa que se sente... Quem é que eu estou sendo?... Quem é que está falando com a minha voz?...
O trecho faz alusão à seguinte característica modernista verificada na peça:
A) Discussão sobre a ausência de figura autoral.
B) Utilização de elementos simbolistas.
C) Analogia à ausência de metalinguagem.
D) Desmascaramento do processo ficcional.
Questão 08 - Todas as temáticas estão presentes em O marinheiro, de Fernando Pessoa, exceto:
A) Dúvidas quanto ao passado vivido.
B) Valorização da imaginação criadora.
C) Questionamentos de caráter materialista.
D) Dramas íntimos focados em dúvidas existenciais.
Questão 09 - Sobre a obra de Fernando Pessoa, o título O marinheiro assume um valor figurado uma vez que se refere a uma personagem
que
A) surge a partir do diálogo com a donzela morta.
B) pratica ações concretas no decorrer do enredo.
C) reflete ironicamente acerca de seu passado.
D) sonha dentro de um sonho de outra personagem.
Questão 10 - O marinheiro, como obra teatral, contraria as normas do teatro clássico pela ausência de
A) personagens e diálogos.
B) ação dramática verosímil.
C) referenciais de tempo e espaço.
D) rubricas ou indicações cênicas.
GABARITO
01 - B
02 - B
03 - B
04 - C
05 - A
06 - B
07 - D
08 - C
09 - D
10 - B
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